A importância dos pronomes nas redes sociais

Os seus pronomes falam sobre como você prefere que te tratem. Ele? Ela? Elu? Éli? Existem diversos pronomes e neopronomes, podendo variar dependendo da língua.

Por que é importante colocar seus pronomes nas suas redes sociais?

1. Para as pessoas saberem como te tratar.

A nossa sociedade costuma associar um pronome para a pessoa através de características femininas ou masculinas em sua aparência. Esse é um comportamento nocivo para a comunidade trans, porque nem todas as pessoas são lidas do jeito que gostariam de ser tratadas.

2. Para normalizar.

Quando uma pessoa cis coloca seus pronomes na bio, isso ajuda a normalizar isso, tirado das costas de pessoas trans o alvo. Se apenas pessoas trans colocam pronome na bio, ele pode se tornar um método de localização, tornando essas pessoas muitas vezes vítimas de ataques.

Qual é a maneira correta de colocar seus pronomes na bio?

O mais apropriado seria o formato artigo/pronome/flexão de gênero, conhecido como APF.

O APF é o modelo mais adequado à língua portuguesa, e é abreviação para Artigo, Pronome e Flexão. Ele faz possível que cada pessoa utilize o conjunto pessoal como se sente confortável, de maneira entendível.

Exemplo: o/ela/e, que faria entender que, em uma frase, deve-se dizer: O menine é ela.

Não utilize caracteres especiais

Eles acabam atrapalhando leitores de tela, além de não serem reconhecidos por alguns celulares mais antigos.

Coloque seus pronomes na bio e não na localização

Alguns leitores de tela não conseguem acessar a localização dos perfis. Coloque no início da bio, para que haja facilidade em encontrá-lo.

Não coloque “cis” ao lado do seu pronome ou na sua bio

Muitas vezes, essa divisão entre cis e trans é utilizada como um modo de excluir pessoas trans, ou de separar entre “homem/mulher de verdade”, e isso é bem prejudicial para a nossa comunidade.

“Por que algumas pessoas trans não possuem pronome na bio?”

Nem toda pessoa trans é assumida, então às vezes se torna muito complicado colocar o pronome na bio. Além do mais, como já mencionado, acabam se tornando alvos fáceis, e algumas pessoas preferem evitar isso, e tá tudo bem.

Se você é trans e não tem a possibilidade de colocar os seus pronomes na bio, os emojis 🔸 🔶 vem sendo normalizados para que as pessoas saibam que, apesar de aliade, algo não permite que você coloque os seus pronomes.

Lembre-se:

Pronome não necessariamente tem relação com gênero.

Sendo assim, não tem problema algum você ser cis e se sentir confortável com outros pronomes além do que lhe foi designado.

É importante colocar os pronomes na língua que você tweeta e interage

Se você tweeta apenas em português, coloque em português. Se tweeta em mais de uma língua, coloque em todas essas línguas.

Compartilhe: