Identidades do Espectro Assexual

A assexualidade consiste na falta total, parcial ou condicional de atração sexual. Ou seja, pessoas que não a sentem, ou que a sentem de alguma forma que fuja do socialmente esperado. Essas nuances fazem com que a assexualidade seja, para além de uma orientação, um espectro, que é dividido em identidades.

O espectro assexual é dividido em dois. O primeiro é denominado estrito:

Assexualidade Estrita: Falta total de atração sexual, independente de circunstância ou gênero.

Bandeira ace estrito. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, intercalando roxo e preto, estando as faixas roxas nos extremos e a do centro sendo mais grossa. Há uma seta preta apontada para a direita e uma branca apontada para a esquerda. As pontas das setas se encontram no centro.

Cupiossexualidade: Falta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-positive/sexo-favorável.

Bandeira cupiossexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, cinza, lilás, branco e rosa.

Apatissexualidade: Falta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-indiferente/sexo-neutre.

Bandeira apatissexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo, respectivamente, de cima para baixo, vermelho, roxo, branco e vermelho de novo. No centro dela há uma faixa vertical em tons mais claros das cores anteriormente mencionadas.

Apotissexual: Falta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-negative/sexo-repulsive.

Bandeira Apotissexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, roxo, branco, preto, branco e vermelho. No centro, um imenso X preto.

Bellussexual: Falta de atração sexual e nenhuma vontade de estar em um relacionamento, porém a pessoa tem interesse em alguns atos sexuais.

Bandeira bellussexual. A bandeira consiste de 7 faixas horizontais, sendo as três primeiras azuis, formando um degradê do mais escuro ao mais claro, a central branca, e as três últimas lilás, formando um degradê do mais claro ao mais escuro.

Aegossexualidade: Falta de atração sexual, independente de circunstância ou gênero, porém havendo respostas físicas a conteúdos eróticos e fantasias, podendo até mesmo ser em terceira pessoa.

Bandeira Aegossexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais nas cores, de cima para baixo, preto, cinza, branco e roxo. Há um triângulo invertido cortando a mesma. Ele está dividido em quatro faixas, sendo exatamente o inverso das cores anteriormente mencionadas.

O segundo é denominado área cinza, e consiste das orientações que não falam sobre a falta total de atração:

Grayssexualidade: Atração sexual rara e circunstancial, com ou sem um motivo específico.

Bandeira grayssexual. A bandeira possui 5 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas cinzas, e as extremas são roxas.

Demissexualidade: Atração sexual podendo ser desenvolvida apenas no caso da existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.

Bandeira demissexual. A bandeira possui a metade superior branca e a inferior cinza, sendo dividida por uma faixa roxa. No lado esquerdo há um triângulo preto.

Apressexualidade: Identidade inserida na demissexualidade, é a atração sexual apenas após a existência de outro tipo de atração.

Bandeira apressexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais nas cores rosa, lilás, branco, preto e cinza, de cima para baixo.

Amantessexualidade: Identidade inserida na demissexualidade, é a atração sexual apenas após estar apaixonade, não necessariamente envolvendo atração romântica.

Bandeira amantessexual. A bandeira consiste de 9 faixas horizontais, sendo a do meio preta e mais fina. As demais possuem as mesmas cores, sendo os extremos amarelo-vibrante, em seguida amarelo bem claro, rosa claro e salmão.

Dellosexualidade: Atração sexual dividida, sendo similar à demissexualidade para alguns gêneros e à allossexualidade para outros.

Bandeira dellossexual. A bandeira possui a metade superior branca e a inferior preta, sendo dividida por uma faixa roxa. No lado esquerdo há um triângulo cinza.

Frayssexualidade: Atração sexual podendo ser desenvolvida apenas no caso da não existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.

Bandeira frayssexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais nas cores azul, azul claro, branco e cinza, respectivamente

Reciprossexualidade: Atração sexual existente apenas em caso onde há uma reciprocidade.

Bandeira reciprossexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, respectivamente, rosa chiclete, rosa claro, lilás, branco e preto.

Litossexualidade/Akoissexualidade: Atração sexual existente apenas em casos em que não há reciprocidade, podendo desaparecer ou apenas diminuir consideravelmente, se for o caso.

Bandeira litossexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais nas cores vermelho, laranja, amarelo, branco e preto acinzentado.

Proculsexualidade: Atração sexual direcionada apenas a pessoas com as quais não se pode ter um relacionamento, como personagens fictícios e celebridades. Não deve ser confundido com allocomp.

Bandeira proculssexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, respectivamente, cinza, vermelho, amarelo, vermelho e cinza de novo.

Caligossexualidade: Atração sexual vaga, quase inexistente, podendo ser comparada a um vapor ou neblina.

Bandeira caligossexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo um degradê de roxo a lilás, de cima para baixo. No centro há um triângulo com 4 faixas horizontais nas cores preto, cinza, branco e roxo.

Acespike: Atração sexual usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos. 

Bandeira Acespike. A bandeira possui um fundo cinza sendo dividido horizontalmente por uma fina faixa lilás. Na metade inferior há um triângulo rosa, cuja ponta encosta a faixa no centro, e na metade superior outro triângulo idêntico, porém invertido.

Ace-jump: Atração sexual podendo ser comparada com a allosexualidade, havendo quedas repentinas.

Bandeira ace-jump. A bandeira possui um fundo lilás sendo dividido horizontalmente por uma fina faixa cinza. Na metade inferior há um triângulo rosa, cuja ponta encosta a faixa no centro, e na metade superior outro triângulo idêntico, porém invertido.

Mirsexualidade: Identificação com mais de uma identidade assexual.

Bandeira Mirsexual. A bandeira consiste de 7 faixas horizontais. Ah 4 primeiras vão de um degradê de roxo a lilás e são seguidas pelas cores branco, cinza e preto, respectivamente.

Assexualidade Fluída/Aceflux: Fluidez através do espectro assexual, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e até na allossexualidade.

Bandeira aceflux. A bandeira consiste em 5 faixas horizontais, sendo a de cima rosa escuro e a de baixo roxa, formando um degradê.

Abrossexualidade: Fluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades assexuais são repartidas por atração por gênero, e podem co-existir.

Bandeira abrossexual. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais sendo, de cima para baixo, verde, verde claro, branco, rosa claro e rosa mais escuro.A bandeira consiste de 5 faixas horizontais sendo, de cima para baixo, verde, verde claro, branco, rosa claro e rosa mais escuro.

Quoissexualidade: Atração sexual confusa, de modo a ser difícil identificar a diferença entre os tipos de atração. Normalmente, as orientações quoi vêm unidas.

Bandeira quoisexual. A bandeira consiste de 4 faixas horizontais nas cores preto, branco, verde e azul.

Acevoid: Não-identificação com nenhuma das demais identidades assexuais, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especificações.

Bandeira acevoid. A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, preto acinzentado, roxo, lilás, cinza claro e novamente o preto acinzentado.

Apesar das identidades aqui mencionadas, o espectro assexual é muito mais amplo e vasto e existem diversas orientações compreendidas dentro do mesmo. As possibilidades são infinitas, e fizemos o melhor para acrescentar o máximo possível.

Compartilhe: