Spacey Indica – Polyana Sá

Mulher preta, autista e estudante de engenharia de bioprocessos, Polyana Sá é a idealizadora do Hey Autista, Projeto de conteúdo informativo sobre TEA no TikTok e no Instagram — onde também faz covers com seu ukulele. 

Foto de Polyana, que é uma mulher preta, de cabelos crespos curtos, usando óculos de grau preto e piercing no septo. Ela está vestida com uma blusa de manga longa branca, calça legging preta e All Star preto. Polyana está sentada de pernas cruzadas e ao fundo vê-se o mar.
Polyana Sá

Quando você decidiu ser ativista?

Acho que eu não escolhi bem ser ativista, foi o ativismo que de certa forma me escolheu. Minhas vivências me fizeram ser a ativista que sou hoje.

Qual a parte mais difícil do ativismo?

Com certeza a parte mais difícil é você conseguir a validação do seu discurso por parte de uma sociedade que naturalmente é impelida  a te desmoralizar e segregar.

O que te motiva a continuar?

O que me motiva a continuar são as pessoas que assim como eu, no início da minha trajetória, não tem referências de pessoas  como ela (pessoas pretas, mulheres autistas, pessoas LGBTQIAP+, etc.). A representatividade é algo muito importante e que eu prezo muito.

Por que você escolheu o humor sarcástico para os vídeos?

Eu acredito que o humor é uma ótima forma de abordar assuntos sérios, e eu amo usar do sarcasmo e da ironia pra isso. Torna o conteúdo mais tangível e informal.

Você toca outro instrumento além do ukulele?

Toco quase nada de violão e de guitarra [risos]. Meu forte mesmo é o ukulele.

Quer deixar algum recado para quem ainda não te conhece?

Sigam o projeto Hey Autista no Instagram e no TikTok, fiquem por dentro de tudo o que está acontecendo. Obrigada pelo convite, adorei participar.


Acompanhe Polyana Sá:

Compartilhe: