Alt Text

ūüĆź Translation in progress

Para começar, é preciso saber que pessoas cegas e de baixa-visão utilizam o leitor de tela para acessarem computador, celulares e afins. Estes leitores reconhecem o texto e transformam-no em fala, tal qual, por exemplo, o dispositivo de voz do Google Tradutor.

No entanto, quando o leitor de tela se depara com uma imagem, apesar de saber que aquilo √© uma imagem, ele n√£o sabe dizer seu conte√ļdo. O texto alternativo √© uma fun√ß√£o de acessibilidade. Utilizando-a, voc√™ cria uma descri√ß√£o da imagem a ser postada para que quem utiliza o leitor de tela possa ter no√ß√£o do seu conte√ļdo.

‚ÄúMas ningu√©m que me segue utiliza o leitor de tela, preciso adicionar descri√ß√£o √†s minhas imagens?‚ÄĚ

Sim. Pessoas que não te seguem podem acabar se deparando com a foto que você postou, e é importante que a foto seja acessível para todes. Além disso, o fato de o seu perfil não ser acessível possivelmente influencia no motivo de nenhuma PCD visual te seguir ou acompanhar.

Como fazê-lo?

Primeiro de tudo: descreva o que você consegue ver na imagem, sendo objetivo e procurando deixar claro sem tornar cansativo.

1. Mencione o tipo de imagem

√Č de extrema import√Ęncia que a pessoa a utilizar o leitor de tela saiba que tipo de imagem voc√™ est√° postando. √Č uma foto? Uma ilustra√ß√£o? Uma tirinha? Deixe isso sempre claro.

2. Descreva as características notáveis da imagem

Descreva o que é possível perceber ao olhar para a imagem. Por exemplo, em uma foto sua, o básico não pode faltar: a cor de sua pele, seus traços, seu cabelo, sua roupa, o fundo da imagem. São coisas essenciais para dar uma visualização da imagem.

3. Dê os detalhes de acordo com o que for preciso

Por exemplo, no caso de uma selfie com a legenda ‚Äúolha que espinha horr√≠vel‚ÄĚ, √© importante pontuar na descri√ß√£o onde a espinha est√° localizada, pois √© o que est√° em foco no post.3

4. Descreva as cores

Nem todes es PCDs cegues nasceram sem enxergar e, além disso, as cores são importantes estímulos na sociedade.

5. Gifs

Da mesma forma das imagens, é necessário pontuar as características notáveis e importantes, tendo a adição do movimento do gif.

6. Vídeos

Ao compartilhar um v√≠deo tamb√©m se deve fazer uma descri√ß√£o. Assim como no gif, pontue os movimentos e informa√ß√Ķes importantes. Voc√™ tamb√©m pode utilizar da audiodescri√ß√£o.

7. Mais de uma foto

Se você pretende colocar diversas imagens no mesmo post e elas são parecidas, não é necessário descrever a imagem por inteiro, repetindo o que já foi anteriormente dito.

8. Posts separados

Se as imagens forem em posts separados, é necessário descrevê-la novamente, sim. Nem sempre a pessoa que encontrar um de seus posts encontrará o outro. Isto também vale para personagens.


Refer√™ncias: