Glossary

ūüĆź Translation in progress

Gloss√°rio de termos LGBTQIAP+
TermoSin√īnimosTipoDescri√ß√£oLinks Relacionados
Abrorrom√Ęntico-Atra√ß√£oFluidez atrav√©s do espectro, por√©m baseada em g√™nero. Ou seja, as identidades arrom√Ęnticas s√£o repartidas por atra√ß√£o por g√™nero e podem co-existir.
Abrossexual-AtraçãoFluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades são repartidas por atração por gênero, e podem coexistir.
Ace-Jump-AtraçãoAtração sexual podendo ser comparada com a allosexualidade, havendo quedas repentinas.
Ace/Assexual-AtraçãoEspectro que trata da falta total, parcial ou condicional de atração sexual, ou seja, da manifestação dessa atração de forma não-convencional.
Aceflux/Assexual Fluíde-AtraçãoFluidez através do espectro assexual, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e até na allossexualidade.
Acespike-AtraçãoAtração sexual usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos.
Acevoid-Atra√ß√£oN√£o-identifica√ß√£o com nenhuma das demais identidades assexuais, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especifica√ß√Ķes.
Aegorrom√Ęntique-Atra√ß√£oFalta de atra√ß√£o rom√Ęntica, independente de circunst√Ęncia ou g√™nero, por√©m havendo gosto para atividades rom√Ęnticas e romance de modo geral.
Aegossexual-Atra√ß√£oFalta de atra√ß√£o sexual, independente de circunst√Ęncia ou g√™nero, por√©m havendo respostas f√≠sicas a conte√ļdos er√≥ticos e fantasias, podendo at√© mesmo ser em terceira pessoa.
AfabAssigned Female At BirthGêneroSigla vinda do inglês, significa Designade Mulher Ao Nascer, e é utilizada quando há a necessidade de mencionar o gênero de nascença de alguém, ou trans, buscando generalizar.
Agênero-GêneroNão existência de um gênero, seja de maneira completa ou parcial.
Alinhamento De G√™nero-G√™neroConceito utilizado para nortear a n√£o-binariedade de modo a se tornar compreens√≠vel dentro das vis√Ķes as quais a sociedade est√° acostumada. Trata de uma conex√£o do g√™nero, e pode ser feita dentro dos modelos bin√°rios, apontando alinhamentos feminino, masculino, neutro e nulo, ou de maneiras que melhor representam a desconex√£o da n√£o-binariedade com os g√™neros socialmente impostos, como no modelo de alinhamento galactiano.
AlloAllossexual; Allorrom√ĘnticoAtra√ß√£oAllo √© o termo que caracteriza a pessoa que sente atra√ß√£o de forma socialmente esperada. Pode ser referente √† atra√ß√£o sexual (allossexual), √† atra√ß√£o rom√Ęntica (allorrom√Ęntique) ou a outros tipos de atra√ß√£o.
AllocompAtraçãoTermo utilizado para categorizar a pressão, social ou interna (e muitas vezes não-consciente) para seguir as normas allossexuais.
AmabAssigned Male At BirthGêneroSigla vinda do inglês, significa Designada Homem Ao Nascer, e é utilizada quando há a necessidade de mencionar o gênero de nascença de alguém, ou trans, buscando generalizar.
AmantessexualAtra√ß√£oMicroidentidade inserida na demissexualidade, √© a atra√ß√£o sexual apenas ap√≥s estar apaixonade, n√£o necessariamente envolvendo atra√ß√£o rom√Ęntica.
Angled AroaceAtraçãoO termo abrange pessoas aroace não-estritas que experienciam uma atração, terciária ou não, baseada em gênero, cuja intensidade é forte ao ponto de ser necessário uma identificação dela.
ApatissexualAtraçãoFalta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-indiferente/sexo-neutre.
ApfArtigo/Pronome/FlexãoGeraisModelo de organização de pronomes de forma funcional na língua portuguesa.
ApotissexualAtraçãoFalta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-negative/sexo-repulsive.
ApressexualAtraçãoMicroidentidade inserida na demissexualidade, é a atração sexual apenas após a existência de outro tipo de atração.
AquileanoSexualidadeRefere-se à atração entre homens, pessoas alinhadas ao masculino, pessoas de alinhamento neutro ou pessoas que não possuem um alinhamento. Essas pessoas não podem ser exclusivamente alinhadas ao feminino.
Aro-JumpAtra√ß√£oAtra√ß√£o rom√Ęntica podendo ser comparada com a allorromanticidade, havendo quedas repentinas.
AroaceAceAroAtra√ß√£oUni√£o da assexualidade com a arromanticidade; Pessoa que √© tanto arrom√Ęntica quanto assexual.
Aroflux/Arrom√Ęntique Flu√≠deAtra√ß√£oFluidez atrav√©s do espectro arrom√Ęntico, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e at√© na allorromanticidade.
ArospikeAtra√ß√£oAtra√ß√£o rom√Ęntica usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos.
ArovoidAtra√ß√£oN√£o-identifica√ß√£o com nenhuma das demais identidades arrom√Ęnticas, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especifica√ß√Ķes.
Arrom√ĘnticoAtra√ß√£oA arromanticidade √© o espectro que agrupa os diferentes tipos de orienta√ß√Ķes rom√Ęnticas, seja ela¬†nula, parcial¬†ou¬†condicional.
AssensorialAssensualAtraçãoEspectro que trata da falta total, parcial ou condicional de atração sensorial, ou seja, da manifestação dessa atração de forma não-convencional.
Assensorial EstriteAtra√ß√£oFalta total de atra√ß√£o sensorial, independente de circunst√Ęncia ou g√™nero.
Assexual EstritoAtra√ß√£oFalta total de atra√ß√£o sexual, independente de circunst√Ęncia ou g√™nero.
AsterianaSexualidadeUma pessoa que é (pelo menos) mulher e se atrai (pelo menos) por pessoas não-binárias
AstroidianaSexualidadeUma pessoa que é (pelo menos) homem e se atrai (pelo menos) por pessoas não-binárias
Atra√ß√£o Est√©ticaAtra√ß√£oVoltada √† apar√™ncia, podendo ser conectada √† atra√ß√£o sexual, rom√Ęntica e sensual ou n√£o.
Atração IntelectualAtraçãoVoltada à inteligência de alguém. Vale pontuar que o que cada pessoa considera como inteligência varia.
Atra√ß√£o Plat√īnicaAtra√ß√£oRelacionada √† vontade de se relacionar mais intimamente com algu√©m, por√©m de maneira n√£o rom√Ęntica.
Atra√ß√£o Rom√ĘnticaAtra√ß√£oRelacionada √† vontade de se relacionar de maneira rom√Ęntica com algu√©m (o que algu√©m considera como relacionamento rom√Ęntico pode variar).
Atração Sensorial Atração SensualAtraçãoRelacionada à vontade de contato físico não-sexual com alguém. Envolve (ou pode envolver) abraços, beijos, conchinha, cafuné e outros tipos de toques íntimos não-sexuais.
Atração SexualAtraçãoRelacionada à vontade de se relacionar de maneira sexual com alguém.
BellussexualAtraçãoFalta de atração sexual e nenhuma vontade de estar em um relacionamento, porém a pessoa tem interesse em alguns atos sexuais.
BiSexualidadeOrientação a qual representa a atração por todos os gêneros. Apesar de muitos contestarem tal afirmação, o manifesto bissexual deixa claro que a bissexualidade não foi, não é e nunca será binarista.
Big√™neroG√™neroIdentidade de g√™nero do espectro da n√£o-binariedade, na qual uma pessoa se identifica com dois g√™neros, seja de maneira simult√Ęneamente ou alternando com o tempo. Eles podem ser conectados, muitas vezes sem ter como distinguir um do outro, ou n√£o, possuindo at√© mesmo intensidades diferentes.
BinárioGêneroExpressão utilizada para englobar os dois gêneros socialmente impostos, homem e mulher.
CaligossexualAtraçãoAtração sexual vaga, quase inexistente, podendo ser comparada a um vapor ou neblina.
ChapGeraisA sigla significa, Hétero, Allo e Perissexo, e indica aquelas pessoas que não se encontram na comunidade.
CisCisg√™neroG√™nero√Č o termo utilizado para caracterizar a pessoa que se identifica com o g√™nero que lhe foi designado ao nascer, ou seja, cisg√™nero √© o contr√°rio de transg√™nero.
CupiossexualAtraçãoFalta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-positive/sexo-favorável.
DellossexualAtraçãoAtração sexual dividida, sendo similar à demissexualidade para alguns gêneros e à allossexualidade para outros.
DemianDemiAroAceAtra√ß√£oPessoas que s√£o demirrom√Ęnticas e demissexuais ao mesmo tempo.
Demig√™neroG√™neroG√™neros parciais pertencentes √† n√£o-binariedade. Eles consistem em n√£o se identificar completamente com um g√™nero, mas em parte ele est√° l√°. √Č um termo guarda-chuva que abrange outras identidades.
DemissensorialAtraçãoAtração sensorial podendo ser desenvolvida apenas no caso da existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.
DemissexualAtraçãoAtração sexual podendo ser desenvolvida apenas no caso da existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.
DesejoAtraçãoCobiça, interesse ou vontade em relação a algo não necessariamente específico. Pode ser algo impulsivo, ou até mesmo que cause certa ansiedade.
DiamóricoEnebeana; Embiana SexualidadeUma relação enebeana, embiana ou diamórica é uma relação entre duas pessoas não-binárias.
Disforia De GêneroGêneroDesconforto sentido (usualmente por pessoas trans) ao não se enquadrar dentro do padrão de gênero socialmente imposto. Pode ser visto como o contrário de euforia de gênero.
Duplo MarteGêneroJunção de dois símbolos de marte, representando o amor entre homens e pessoas não-binárias de alinhamento masculino, neutro ou nulo.
Duplo VênusGêneroJunção de dois símbolos de vênus, representando o amor entre mulheres e pessoas não-binárias de alinhamento feminino, neutro ou nulo.
DuáricoSexualidadeRefere a uma relação entre uma mulher e um homem. O termo inclui héteros, mas foi criado pensado em pessoas multi, que se relacionam com todos os gêneros, inclusive aqueles socialmente tidos como opostos. Pessoas não binárias com alinhamento a algum gênero binário podem utilizar o termo, caso se sintam contempladas.
DóricaSexualidadeUma pessoa que é (pelo menos) não-binária e se atrai (pelo menos) por homens
Electio AroaceAtraçãoO termo abrange aquelas pessoas que não experienciam uma atração terciária, podendo ser aroace estrita ou não.
Espectro De GêneroGêneroConsiste da noção de que o gênero não é binário, visualizando o conceito de gênero em si como um espectro que funciona através de um contínuo.
Euforia De G√™neroG√™neroBem-estar e positividade referente a algo que reafirma o seu g√™nero, seja um conforto pessoal ou uma valida√ß√£o externa. √Č o contr√°rio de disforia de g√™nero.
FrayssexualAtraçãoAtração sexual podendo ser desenvolvida apenas no caso da não existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.
GaySexualidadeRefere-se à homem ou pessoa de gênero não-feminino (não-bináries de alinhamento masculino, neutro ou nulo) que se atrai apenas por homens e pessoas de gênero não-feminino.
GlsGays, L√©sbicas e SimpatizantesGeraisSigla utilizada para se referir a estabelecimentos onde pessoas LGBTQ+ seriam bem-vindas. √Č o equivalente a Gay Friendly.
GrayssensorialAtraçãoAtração sensorial rara e circunstancial, com ou sem um motivo específico.
GrayssexualAtraçãoAtração sexual rara e circunstancial, com ou sem um motivo específico.
G√™nero-Flu√≠doG√™neroEsta identidade est√° dentro de alguns guarda-chuvas: multi-g√™nero, n√£o-bin√°rie e transg√™nero, e, ao contr√°rio do que muitas pessoas pensam, a mudan√ßa n√£o transita apenas entre os g√™neros bin√°rios, mas sim entre todo o espectro; sendo assim, um pessoa g√™nero-flu√≠do pode se identificar, num momento, como ag√™nero, e em outro como pang√™nero, ou qualquer outra ‚Äē ou nenhuma ‚Äē identidade.
HetcompHeterossexualidade CompulsóriaSexualidadeTermo utilizado para categorizar a pressão, social ou interna (e muitas vezes não-consciente) para seguir as normas heterossexuais.
HomemGêneroGênero binário masculino.
Homem Não-BinárioGêneroGênero não-binário masculino. O termo pode ser utilizado como um termo próprio ou como guarda-chuva, abrangendo pessoas multigênero, demigêneros e outros.
H√©teroSexualidadeH√©tero √© a pessoa que se sente sexual e romanticamente (podendo envolver outras atra√ß√Ķes) atra√≠da por pessoas do alinhamento de g√™nero socialmente dito como oposto ao seu. Ex: Homens que se atraem apenas por mulheres e melhores que se atraem apenas por homens.
IntersexoOutrosTermo utilizado para designar alguém que não se encaixa na definição típica de sexo feminino ou masculino.
Lgbtqia+GeraisA sigla consiste em uma junção das identidades que fogem do padrão cis-hétero-allo-perinormativo. Para saber mais sobre cada identidade separadamente, clique aqui.
LitossexualAtraçãoAtração sexual existente apenas em casos em que não há reciprocidade, podendo desaparecer ou apenas diminuir consideravelmente, se for o caso.
LésbicaSexualidadeRefere-se à mulheres, pessoas alinhada ao feminino, ao neutro ou de alinhamento nulo que se atraem exclusivamente por pessoas com essas mesmas características.
MirsexualAtraçãoIdentificação com mais de uma identidade assexual.
MogaiGeraisA sigla vem do ingl√™s e significa Orienta√ß√Ķes Marginalizadas, Alinhamentos de G√™nero e Intersexo (no original, Marginalized Orientations, Gender Aligments and Intersex), e foi criada com o objetivo de substituir a sigla, que √© muito grande.
MonossexualMonoSexualidadeTermo guarda-chuva que acolhe orienta√ß√Ķes (sexuais/rom√Ęnticas) voltadas apenas a um espectro de g√™nero. Ex: H√©tero; Gay; L√©sbica.
MulherGêneroGênero binário feminino.
Mulher Não-BináriaGêneroGênero não-binário feminino. O termo pode ser utilizado como um termo próprio ou como guarda-chuva, abrangendo pessoas multigênero, demigêneros e outros.
MultigêneroGêneroTermo guarda-chuva utilizado para descrever identidades compostas por mais de um gênero, ainda que de forma parcial.
MultissexualMultiSexualidadeTermo guarda-chuva que acolhe orienta√ß√Ķes (sexuais/rom√Ęnticas) voltadas para mais de um espectro de g√™nero. Ex: Bi, Pan, Omni.
Nome MortoNome de batismo/ Nome de registro/ Nome de nascimentoOutrosTermo para se referir ao nome que foi dado a uma pessoa trans ao nascer.
Não-BinárieNBGêneroA expressão se encaixa no conceito de transgeneridade, e é um termo guarda-chuva para identidades de gênero que fogem de homem e mulher dentro do padrão binário socialmente enxergado.
N√£o-Monog√ĘmicoOutrosTermo guarda-chuva que inclui diferentes possibilidades de relacionamentos interpessoais, sem a exig√™ncia de exclusividade.
OmniSexualidadeOmni (ou oni) significa todos, portanto a o(m)nisexualidade se trata da atração por todos os gêneros, fazendo parte do espectro multissexual, assim como pan, bi ,poli e outras.
Oriented AroaceAtraçãoO termo abrange pessoas aroace estritas que experienciam uma atração terciária baseada em gênero, cuja intensidade é forte ao ponto de ser necessário uma identificação dela.
PanSexualidadeIdentidade que expressa a atração por todos os gêneros, podendo ou não ter preferência, dado que a compreensão da própria sexualidade é uma ação individual.
PangêneroGêneroMultigênero que consiste da identificação com todos os gêneros da sociedade em que se pertence. Assim, gêneros étnicos não se encaixam.
PassabilidadeG√™neroTermo utilizado para descrever quando a sociedade l√™ algu√©m do ‚Äújeito certo‚ÄĚ, ou seja, do jeito que a pessoa quer e/ou deve ser lida. No sentido de passabilidade de g√™nero, fala, usualmente, de pessoas trans que tem o seu g√™nero socialmente reconhecido, sem que seja percebido que ela √© trans.
PerisexoOutrosTermo utilizado para descrever pessoas que n√£o s√£o intersexo, ou seja, cujo sexo biol√≥gico se encaixa nas defini√ß√Ķes tradicionais.
PoliSexualidadePolissexualidade √© uma multissexualidade, juntamente com Bi, Pan, Omni e outras. A defini√ß√£o popular √© ‚Äúatra√ß√£o por todos os alinhamentos n√£o bin√°rios e apenas um g√™nero bin√°rio‚ÄĚ.
PoligêneroGêneroMultigênero que consiste na identificação com vários gêneros, mas não todos.
QuoissexualAtra√ß√£oAtra√ß√£o sexual confusa, de modo a ser dif√≠cil identificar a diferen√ßa entre os tipos de atra√ß√£o. Normalmente, as orienta√ß√Ķes quoi v√™m unidas.
Radfem/TerfOutrosRadfem = Feminismo radical;
TERF = Trans Excludent Radical Feminism (Feminismo radical transexcludente).
ReciprossexualAtraçãoAtração sexual existente apenas em caso onde há uma reciprocidade.
Romo-Favor√°velAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) se entende como favor√°vel √† rela√ß√Ķes rom√Ęnticas, em uma perspectiva pessoal.
Romo-IndiferenteAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) se entende como indiferente √† rela√ß√Ķes rom√Ęnticas, em uma perspectiva pessoal.
Romo-NegativeAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) v√™ e vivencia o modo como o romance √© difundido nas grandes m√≠dias de modo negativo, seja em rela√ß√£o a experi√™ncias ou apenas uma opini√£o.
Romo-NeutreAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) v√™ e vivencia o modo como o romance √© difundido nas grandes m√≠dias de modo neutro, na qual ela n√£o se sente nem positiva e nem negativa, apenas indiferente.
Romo-PositiveAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) v√™ e vivencia o modo como o romance √© difundido nas grandes m√≠dias de modo positivo, n√£o se tornando algo desconfort√°vel.
Romo-RepulsiveAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente arrom√Ęntica) v√™ rela√ß√Ķes rom√Ęnticas como desconfort√°veis, em uma perspectiva pessoal.
Sexo-NegativeAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente assexual) acredita que sexo √© um assunto a ser tratado entre quatro paredes, evitando t√≥picos e conte√ļdos sexuais.
Sexo-NeutreAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente assexual) se coloca como indiferente quanto √† representa√ß√Ķes de sexo na m√≠dia, n√£o-monogamia e kinks.
Sexo-PositiveAtra√ß√£oTermo que caracteriza quando uma pessoa (usualmente assexual) v√™ de modo positivo e v√°lido todas as formas e express√£o sexuais, quanto √† representa√ß√Ķes na m√≠dia, n√£o-monogamia e kinks.
SáficaSexualidadeRefere-se à atração entre mulheres, pessoas alinhadas ao feminino, pessoas de alinhamento neutro ou pessoas que não possuem um alinhamento. Basicamente, pessoas não exclusivamente alinhadas ao masculino.
Termo Juv√©licoSexualidadeTerminologia utilizada para especificar a atra√ß√£o. Uma vez que nem todas as pessoas de um relacionamento ter√£o a mesma orienta√ß√£o, chamar certas rela√ß√Ķes de ‚Äúhetero‚ÄĚ, ‚Äúgay‚ÄĚ e ‚Äúl√©sbica‚ÄĚ nem sempre √© correto.
TransfemTransfemininaGêneroPessoas AMAB que se identificam com um gênero pertencente ao espectro feminino.
Transição HormonalTH, HRTGêneroTratamento de reposição hormonal realizado por pessoas trans com o objetivo de obter características de determinado gênero, trazendo maior conforto com o próprio corpo e diminuindo a disforia. Nem toda pessoa trans realiza esse tipo de transição.
TransmascTransmasculinoGêneroPessoas AFAB que se identificam com um gênero pertencente ao espectro masculino.
Transmed/TruscumOutrosTermo utilizado para designar pessoas que seguem a ideologia de que a transgeneridade é baseada em disforia de gênero, havendo a necessidade de um diagnóstico formal.
TransneutreGêneroPessoas, AFAB ou AMAB, que se identificam com um gênero considerado neutro ou sem alinhamento de gênero.
TrízicaSexualidadeUma pessoa que é (pelo menos) não-binária e se atrai (pelo menos) por mulheres
UnlabeledOutrosTermo utilizado por pessoas que n√£o querem ou n√£o conseguem rotular sua sexualidade.
XenopronomeOutrosPronomes x√™nicos podem ser baseados em met√°foras ou fortes conex√Ķes com algo, sendo ambos utilizados para descrever uma experi√™ncia existente.