Glossário

Índice:

ABCDEFGHI ∙ J ∙ K ∙ LMNOPQRSTU ∙ V ∙ W ∙ X ∙ Y ∙ Z

A

TermoSinônimosTipoDescrição
ABRORROMÂNTICO Atração Fluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades arromânticas são repartidas por atração por gênero e podem co-existir.
ABROSSEXUAL Atração Fluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades assexuais são repartidas por atração por gênero, e podem coexistir.
ACE-JUMP Atração Atração sexual podendo ser comparada com a allosexualidade, havendo quedas repentinas.
ACE/ASSEXUAL Atração Espectro que trata da falta total, parcial ou condicional de atração sexual, ou seja, da manifestação dessa atração de forma não-convencional.
ACEFLUX/ASSEXUAL FLUÍDE Atração Fluidez através do espectro assexual, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e até na allossexualidade.
ACESPIKE Atração Atração sexual usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos.
ACEVOID Atração Não-identificação com nenhuma das demais identidades assexuais, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especificações.
AEGORROMÂNTIQUE Atração Falta de atração romântica, independente de circunstância ou gênero, porém havendo gosto para atividades românticas e romance de modo geral.
AEGOSSEXUAL Atração Falta de atração sexual, independente de circunstância ou gênero, porém havendo respostas físicas a conteúdos eróticos e fantasias, podendo até mesmo ser em terceira pessoa.
AFABAssigned Female At Birth Gênero Sigla vinda do inglês, significa Designade Mulher Ao Nascer, e é utilizada quando há a necessidade de mencionar o gênero de nascença de alguém, cis ou trans, buscando generalizar.
AGÊNERO Gênero Não existência de um gênero, seja de maneira completa ou parcial.
ALINHAMENTO DE GÊNERO Gênero Conceito utilizado para nortear a não-binariedade de modo a se tornar compreensível dentro das visões as quais a sociedade está acostumada. Trata de uma conexão do gênero, e pode ser feita dentro dos modelos binários, apontando alinhamentos feminino, masculino, neutro e nulo, ou de maneiras que melhor representam a desconexão da não-binariedade com os gêneros socialmente impostos, como no modelo de alinhamento galactiano.
ALLOAllossexual; Allorromântico Atração Allo é o termo que caracteriza a pessoa que sente atração de forma socialmente esperada. Pode ser referente à atração sexual (allossexual), à atração romântica (allorromântique) ou a outros tipos de atração.
ALLOCOMP Atração Termo utilizado para categorizar a pressão, social ou interna (e muitas vezes não-consciente) para seguir as normas allossexuais.
AMABAssigned
Male At Birth
 Gênero Sigla vinda do inglês, significa Designada Homem Ao Nascer, e é utilizada quando há a necessidade de mencionar o gênero de nascença de alguém, cis ou trans, buscando generalizar.
AMANTESSEXUAL Atração Microidentidade inserida na demissexualidade, é a atração sexual apenas após estar apaixonade, não necessariamente envolvendo atração romântica.
ANGLED AROACE Atração O termo abrange pessoas aroace não-estritas que experienciam uma atração, terciária ou não, baseada em gênero, cuja intensidade é forte ao ponto de ser necessário uma identificação dela.
APATISSEXUAL Atração Falta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-indiferente/sexo-neutre.
APFArtigo/Pronome/Flexão Gerais Modelo de organização de pronomes de forma funcional na língua portuguesa.
APOTISSEXUAL Atração Falta de atração sexual, porém sendo necessariamente sexo-negative/sexo-repulsive.