🌐 Translation in progress
Uma pessoa noeti ou noéti sente atração por outra com base em suas perspectivas compartilhadas, mentalidade, pontos de vista e gostos semelhantes. Ou seja, totalmente ligada ao modo como a mente desta pessoa funciona e, não necessariamente, relacionada à inteligência/nível de intelecto que ela possui.
Michón Neal, responsável por criar o termo, estabeleceu a Noetissexualidade como o oposto para a Sapiossexualidade/ Sapiorromanticidade, uma orientação perigosa por focar em intelecto e “inteligência” de maneira capacitista, colonialista, misógina e etc. que descreve a atração pela mente de alguém e o desejo de explorá-la.
Michón, como pessoa neurodivergente e negra, com estudos formais a respeito do cérebro, da mente e sobre como pessoas neurodivergentes sofreram pelas visões capacitistas ao longo da história; defende que o termo noético não deve ser usado como um disfarce para sapio, ou que seus significados sejam o mesmo, e sim que este seja uma alternativa separada, útil para pessoas que se identificavam genuinamente com a atração sapio, sem saber sobre sua natureza excludente.
Este termo, etimologicamente explicado, vem da palavra nous, sem um termo específico ou tradução literal na língua portuguesa, cujo significado é “atividade do intelecto ou da razão”. Muieos autories consideram esta palavra um sinônimo para “inteligência” ou “pensamento”. Sendo assim, algo noético é algo pertencente ao âmbito intelectual, da mente e, portanto, a atração noéti se deriva da atração sexual ou romântica pela mentalidade de alguém.
O significado das cores de sua bandeira é:
- Cor preta: O que está escondido, secreto ou desconhecido, porque a maneira que a mente de alguém funciona é ambígua e um mistério;
- Cor branca: A abertura desejada para aprender mais sobre os mistérios da mente de alguém;
- Cor bege: A estabilidade numa proximidade entre pessoas atraídas pela mente uma da outra.
Mas outra bandeira encontrada na internet para a comunidade noéti busca incluir mais diversamente as pessoas dentro dela.
- Pretas: Mistério, como a vastidão do espaço;
- Vermelha e laranja: pessoas femininas ou alinhadas com o gênero mulher;
- Amarela: gêneros não-binários;
- Branca e cinza: xenogêneros, identidades do espectro agênero e outras identidades não citadas;
- Azul: pessoas masculinas ou alinhadas com o gênero homem;
- Roxa: identidades entre gêneros binários e intergêneros.
Suas faixas verticais em cores diversas têm inspiração em fotos de galáxias, nebulosas, e do espaço em si. Isso se dá ao fato de que o universo é visto como um lugar de muitos mistérios que nos mantém fascinados e sempre em busca de aprendizado a respeito dele.
A atração noéti pode ser encontrada nas áreas cinzas dos espectros assexual e arromântico. Para entender-se como parte desta atração/orientação, é necessário entender as diversas camadas que a própria sexualidade de alguém pode ter. Desta maneira, uma pessoa pode se identificar somente como noéti, ou qualquer outra orientação da área cinza assexual/arromântica, e como monossexual (hétero e homo) ou multissexual (bi, pan, omni, poli, etc).
Estes rótulos, assim como qualquer outro na comunidade, torna-se relevante para reconhecer, bem como para completar a identidade de alguém.