Intersex and Transgender

🌐 Translation in progress.

A intersexualidade Ă© um termo usado para caracterizar pessoas que, devido a uma gama de caracterĂ­sticas e variaçÔes corporais, nĂŁo se encaixam nas noçÔes de sexo masculino e feminino determinadas pela sociedade. 

Pela falta de adaptação e inclusĂŁo da sociedade, a violĂȘncia estĂĄ presente de vĂĄrias formas na vida destes indivĂ­duos, inclusive desde o inĂ­cio dela. A comunidade mĂ©dica aponta que a questĂŁo deve ser tratada com cirurgia e/ou terapias hormonais, tendo como objetivo aproximar o corpo intersexo do ideal binĂĄrio de masculino e feminino, o que resulta em mutilaçÔes desde o nascimento e, muitas das vezes, sem a consciĂȘncia da prĂłpria famĂ­lia.

A falta de informação sobre o termo traz, ainda, confusĂ”es. Muitas pessoas confundem a intersexualidade, que Ă© uma condição biolĂłgica, com a androginia, que Ă© caracterizada pela expressĂŁo de gĂȘnero neutra ou que foge dos ideais sociais.

TambĂ©m Ă© comum a confusĂŁo entre intersexo e transgĂȘnero, mas, ainda que muitas pessoas intersexo nĂŁo se identifiquem com o termo que lhes foi forçado, intersexo e transgĂȘnero nĂŁo tem o mesmo significado; embora a sociedade tenha submetido ambos os grupos a gĂȘneros em que nĂŁo pertencem, o motivo e o processo diferem. 

Apesar disso, a comunidade intersexo, tendo experiĂȘncias similares Ă  da comunidade trans, adaptou termos como AMAB — designade homem ao nascer, em tradução literal — e AFAB — designade mulher ao nascer, em tradução literal —, trazendo para a sua realidade. Os termos CAFAB e CAMAB significam, respectivamente, coercivamente designade mulher ao nascer e coercivamente designade homem ao nascer.

A submissão a cirurgias e/ou terapias hormonais não consensuais, que usualmente se iniciam na infùncia e em alguns casos percorrem a puberdade, são completamente desnecessårias e invasivas. Por isso, a comunidade LGBTQIA+ destaca a ideia de que essas particularidades biológicas não sejam tratadas por uma perspectiva médica, e sim de um ponto de vista pessoal, do próprio indivíduo.


ReferĂȘncias: