The Prince and the Dressmaker

ūüĆź Translation in progress

O Pr√≠ncipe e a Costureira (The Prince and the Dressmaker) √© um livro escrito e ilustrado por Jen Wang, uma cartunista americana de 38 anos. A autora tamb√©m publicou obras como N√£o √© F√°cil Ser Boazinha (Koko be Good) e Na Vida Real (in Real Life). 

Sinopse: Sebastian √© o pr√≠ncipe herdeiro da B√©lgica. Ele est√° em busca de uma esposa ‚ÄĒ ou melhor, seus pais est√£o cuidando disso para ele. Sebastian, na verdade, est√° mais ocupado escondendo seu segredo de todos: √† noite, ele coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o √≠cone fashion da capital da moda. Tal fa√ßanha √© gra√ßas ao bel√≠ssimo trabalho de Frances, sua melhor amiga e costureira, e uma das duas √ļnicas pessoas que sabem a verdade. Mas Frances sonha com a grandeza e o reconhecimento, e fazer os vestidos de Lady Crystallia significa viver √† sombra de um segredo para sempre.

Capa do livro O Príncipe e a Costureira. O fundo é rosa. No centro, ilustração de um menino e uma menina, ambos jovens. Estão de lado, um de frente para o outro. O menino veste roupas reais. A menina usa roupas de uma costureira de época. Ela tira as medidas do menino com uma fita métrica. Ao fundo, ilustração de uma mulher branca, com cabelos ruivos. Sua silhueta é inteira branca, exceto pelos cabelos. Está de costas, mas olha para trás e para baixo, para o casal no centro. Ao seu redor, uma fita dourada. No centro superior, o título: "O príncipe e a costureira". Abaixo, o nome da autora, Jen Wang. No centro inferior, o logo da editora Darkside.
Foto: Darkside Books

A história, em formato de HQ, começa com Frances, uma jovem costureira que trabalha para a corte da Europa Ocidental. Com suas ideias mirabolantes, ela é demitida por seu chefe, mas, com sorte, contratada por um homem misterioso. Em seu novo emprego, Frances conhece Sebastian, o jovem príncipe herdeiro da Bélgica, que está em busca de uma noiva para preservar o legado de sua família.

De leitura simples e din√Ęmica, o livro pode ser comparado a um estilo ‚Äú√°gua com a√ß√ļcar‚ÄĚ, conseguindo nos levar √† corte Europeia e tornando-se muito cativante. J√° nos primeiros cap√≠tulos √© poss√≠vel se apegar aos personagens, tornando a experi√™ncia ainda mais aconchegante.

O conforto da leitura, no entanto, n√£o anula os importantes pontos trazidos por ela. O livro mostra muitas problem√°ticas atuais, como o preconceito, o ass√©dio e o medo de ser quem √©; al√©m de tocar em assuntos importantes, como o autoconhecimento e aceita√ß√£o. A hist√≥ria trabalha de forma muito simples e bonita a (necessidade de provar a) masculinidade e a heterossexualidade t√≥xica, quebrando padr√Ķes de g√™nero ao ilustrar, por exemplo, que roupas e comportamentos n√£o definem g√™nero ou orienta√ß√£o.

Por ser uma leitura simples e r√°pida, sem temas obscuros ou trabalhados de forma pesada, o livro pode ser lido por qualquer pessoa que se interesse por uma hist√≥ria de aceita√ß√£o, amor e amizade, tendo classifica√ß√£o livre.  


Adquira o livro na Amazon: