What (Not) Is Neutral Language

ūüĆź Translation in progress

There are many myths and fears about neutral language. See the refutation of 8 arguments used against this language change.

1. Linguagem neutra não é ideologia de gênero

Ativistas e pessoas a favor da linguagem neutra n√£o imp√Ķem o seu uso, mas sim explicam a sua import√Ęncia na inclus√£o de pessoas n√£o-bin√°rias.

2. Linguagem neutra não é matar o português

A l√≠ngua portuguesa √© viva, o que significa que ela est√° em constante mudan√ßa para se adequar aos seus falantes. Da mesma forma que ‚Äúvossa merc√™‚ÄĚ se torna ‚Äúvoc√™‚ÄĚ, que g√≠rias como ‚Äúkinga‚ÄĚ surgem e que ‚Äútank‚ÄĚ √© exportado dos jogos e se torna um verbo, a linguagem neutra √© implementada de forma natural para acolher uma comunidade.

3. A linguagem neutra não é estrangeirismo

A pauta da implementa√ß√£o da linguagem neutra n√£o est√° sendo exportada do ingl√™s. Diversas l√≠nguas possuem g√™nero gramatical neutro, inclusive o latim, l√≠ngua m√£e do portugu√™s. 

4. Linguagem neutra não é algo novo

Apesar da luta pela inclusão do pronome neutro ser relativamente recente, a linguagem neutra em si sempre existiu no português, que tem a possibilidade de construir frases sem demarcação de gênero.

5. Linguagem neutra não é capacitista

Adicionar um pronome neutro no portugu√™s n√£o afetar√° falantes da LIBRAS, porque a LIBRAS √© outra l√≠ngua, completamente independente do portugu√™s. Al√©m disso, deduzir que pessoas autistas, TDAHs, disl√©xicas e/ou com outras defici√™ncias n√£o conseguir√£o aprender a linguagem neutra (ou qualquer outro assunto) √© capacitista e menospreza a capacidade dessas pessoas. 

6. Linguagem neutra não é elitista

Pessoas periféricas ou sem escolaridade têm tanta capacidade de aprendizagem quanto qualquer outra, porém com maiores obstáculos sociais. Dificuldades de aprendizagem devem ser cobradas de quem verdadeiramente tem culpa: os governos, o sucateamento da educação e o sistema capitalista como um todo.

7. Linguagem neutra não é coisa da internet

A sua vivência não é a de outras pessoas. Se ninguém no seu meio utiliza pronome neutro ou linguagem neutra no dia a dia, é importante rever a sua bolha.

8. Linguagem neutra n√£o √© s√≥ colocar o ‚Äú-e‚ÄĚ nas palavras

Assim como tudo na língua, a neutralidade tem regras. Isso, no entanto, não a torna mais difícil, porque a maior parte do uso da neutralidade segue as regras já conhecidas da língua, o que, inclusive, facilita.


Refer√™ncias: