Who is Bella Ramsey?

🌐 Translation in progress

Nascide em setembro de 2003, Bella Ramsey é ume atore conhecide principalmente por seu papel como Ellie em The Last of Us (TLoU), adaptação do jogo de mesmo nome produzida pela HBO e lançada em 2023. 

Sua vida na atuação começou ainda na infância, quando, aos quatro anos de idade, juntou-se à Stagecoach Theatre Arts, uma escola de teatro. Sua primeira aparição de reconhecimento foi na série Game of Thrones, também da HBO, na qual interpretou Lyanna Mormont. Elu também fez aparições em outras mídias audiovisuais e é a voz de Hilda na animação de mesmo nome da Netflix.

Foto de Bella Ramsey. Elu é jovem e branque e aparece da cintura pra cima. Seu cabelo é longo e castanho, medindo um pouco abaixo do ombro. Elu usa um terno com preto com gravata borboleta. Sua cara é feliz, com os olhos castanhos fixos na câmera. O fundo está desfocado.
Bella Ramsey

Bella é assumidamente não-binárie. Em entrevista ao The New York Times, elu afirmou que vê o próprio gênero como algo fluído, e acrescentou, ainda, que não gosta de ter um gênero atribuído a si, mas que não se importa em com qual pronome será tratade. 

Com o lançamento de TLoU, ê atore cogitou abrir mão da sua participação no Emmy, influenciade principalmente pêle atore Liv Hewson, da série Yellowjackets, que também se identifica como não-binárie. Tal inclinação se deu pelo caráter binário da premiação e da indústria como um todo. No entanto, após pensar sobre o assunto, Bella decidiu se submeter à categoria de Melhor Atriz, utilizando a oportunidade para apontar a exclusão e invisibilidade não-binária.

Em entrevista ao Vanity Fair, elu declarou que não quer que as limitações da linguagem das categorias sejam uma razão para que atories não-bináries, como elu, não possam ser celebrades, e que espera que essa escolha possa abrir um debate sobre o tópico, de modo que seja possível encontrar uma alternativa neutra que dê espaço para que pessoas não-binárias sejam reconhecidas. 

O ativismo de Bella em relação à transgeneridade e à comunidade queer como um todo é um passo importante para o reconhecimento e celebração dessas vivências e existências. Para aquelus que se incomodam com a visibilidade crescentes desses grupos, Bella deixa um recado: “Se você não quer assistir o show porque tem uma história gay, porque tem personagens trans, o problema é seu, é você quem está perdendo.”

“If you don’t want to watch the show because it has gay storylines, because it has a trans character, that’s on you, and you’re missing out.” 


Referências: