Asexuality and Relationships

🌐 Translation in progress

Referir-se a um relacionamento entre uma ou mais pessoas assexuais pode parecer algo complexo sob as diferentes visÔes que a sociedade tem sobre um relacionamento amoroso.

Desde sempre, somos apresentados a um modelo Ășnico onde pessoas cisgĂȘnero, heterrosexuais, allossexuais e allorromĂąnticas sempre foram bem representadas. Seja em filmes, sĂ©ries, comerciais, livros, entre outros; a ideia de que um relacionamento romĂąntico entre duas pessoas inclui com obrigatoriedade a atração sexual entre elas Ă© repassada por todos os meios possĂ­veis hĂĄ muito tempo.

Para muites, o sexo é uma parte fundamental dentro de um namoro; considerado o diferencial entre o romance e a amizade. Entretanto, isso não deve ser tratado como uma base comum para todos os relacionamentos. A maneira com que as relaçÔes entre indivíduos é vista toma ainda mais nuances assim que as pessoas se propÔem a entender os diferentes tipos de atração e, melhor, afastarem a crença de que, como regra, o sexo é um dos pilares mais importantes de todos os relacionamentos.

Um relacionamento, do modo que for, é construído por muitos tipos de atração para além da atração sexual.

A assexualidade não é um fator que impeça relacionamentos romùnticos e sexuais. Mesmo que pessoas assexuais tenham a falta total, parcial ou condicional desta, elas ainda podem experienciar atraçÔes como a romùntica, platÎnica, entre outras.


ReferĂȘncias: