Atitudes Sexuais

Um dos, senão o maior, paradigma que permeia a Assexualidade é a crença de que assexuais não fazem ou não gostam de sexo, diante disso a comunidade adotou termos para abranger a comunidade ace que foge desse paradigma, conhecidos como atitudes sexuais.

As atitudes sexuais são divididas em dois grupos: atitudes culturais e pessoais (Externa ou interna, respectivamente). Todas as pessoas aces ou não apresentam atitudes sexuais em um certo grau.

Atitudes culturais

São crenças moldadas em um nível socio-cultural abrangendo a sua visão em relação ao sexo: conteúdos sexuais na mídia, formas de relacionamentos não-monogâmicas, existência de parceire(s) sexual(is), prática de fetiches/kinks. A atitude cultural é categorizada em: Sex-positive, Sex-negative e Sex-neutral.  

Sex-positive:

Todas as formas e expressões sexuais são vistas de uma forma positiva e válida. 

Sex-negative:

Não odeia sexo necessariamente, porém acredita que sexo é um assunto a ser tratado entre quatro paredes, evitando assim tópicos e conteúdos relacionados a sexo.

Sex-neutral:

Uma posição entre Sex-positive e Sex-negative, coloca sexo como um ato indiferente, nem bom e nem ruim.


Atitudes Pessoais

Dizem respeito a execução do ato sexual, no caso de pessoas assexuais que apresentam nuances atrativos. Nesse sentido, a realização do ato sexual é uma escolha que depende do conforto de cada pessoa. Levando isso em conta, as atitudes pessoais são categorizadas em: Sex-favorable, Sex-indifferent e Sex-repulse.

Sex-favorable:

Uma pessoa que gosta de sexo, e é favorável a todas as formas de expressões e atividades sexuais. Em alguns casos a pessoa prefere dar prazer do que receber.

Sex-repulse:

Para essas pessoas a ideia de sexo ou de engajar em atividades sexuais causa desconforto, medo ou até mesmo ansiedade, tendo uma atitude negativa tanto a realizaçãodo ato como a presenciação e exposição a conteúdos sexuais.

Sex-indifferent:

É alguém que não possui aversão ao sexo, porém não o vê como uma ação gratificante, tendo assim uma atitude positiva em relação a alguns atos sexuais, mas sem ver o sexo como um fator importante. Podeou não ter ou realizar o ato na relação.

Sex-averse:

Usualmente descrito como Sex-repulse, entretanto, em alguns casos, pode ser descrito como uma aversão ao sexo, sentindo-se desconfortável em relação ao sexo, e até mesmo à menções do ato.


As atitudes sexuais são formas de descrever a relação das pessoas quando o assunto é sexo, a descrição de cada atitude varia de acordo com o individuo, variando os graus dessas atitudes a depender de certos atos. E claro, não é necessário uma categorização da sua atitude, é apenas uma solução prática na hora de explicar a sua identidade e como você vê o sexo. 

Compartilhe: