Transvestigênere é um termo guarda-chuva criado por Indianarae Siqueira — ativista da causa trans e idealizadore da CasaNem — e difundido pelo Brasil por Erika Hilton, deputada Federal do PSOL. A palavra vem da junção de travesti e transgênere, ela surgiu com o objetivo de fugir do binarismo e dos termos colonizadores. Transvestigênere engloba as mulheres e os homens trans, as travestis, ês não-bináries e as pessoas intersexo.
Embora a palavra transvestigênere tenha sua criação inspirada a partir da identidade travesti, ela também inclui ês transmasculines, isso porque esse termo surgiu justamente como uma tentativa de reunir todas as pessoas que fogem da cisnormatividade, não apenas as identidades femininas.
Indianarae, em seu perfil do Instagram, explica cada parte da palavra transvestigênere: “Trans”, por estar fora da cisnormatividade; “vesti”, porque as roupas escolhidas por essas pessoas são aquelas com as quais elas se sentem confortáveis para usar, tendo em vista que roupa é apenas um produto e não possui gênero; e “gênere”, pois é possível fluir entre os gêneros ou não ter nenhum, portanto a neutralização em -e nessa palavra, que não pede flexão de gênero, é política e feita para reforçar a importância em incluir a neutralidade na sociedade.
A bandeira transvestigênere foi criada por ume usuárie do Tumblr. Nenhum significado foi dado às três primeiras cores, as três últimas são uma referência à bandeira trans.
Referências
- Transvestigênere | Indianarae Siqueira
- Transvestigênere | Erika Hilton
- Transvestigênere | LGBTQIA+ Wiki
Ficha técnica
Escrita: Ingredy Boldrine
Leitura crítica: Viktor Bernardo Pinheiro
Revisão: Brian Abelha e Anna Helena Silvestre Di Iório