Allossexualidade Compulsória

Assexual: Indivíduo que experiencia a falta total, parcial ou condicional de atração sexual.

Allossexual: O oposto de assexual; referente ao que experiencia atração sexual de maneira socialmente esperada.

A allosexualidade compulsória é o sistema que leva a sociedade a ver a atração sexual como não apenas algo comum, porém essencial. Isso, consequentemente, traz a crença de que a relação sexual é algo intrínseco ao caráter humano. 

O enaltecer da atração sexual em todos os cantos é visto em todos os lugares. Músicas, filmes, livros. Tudo isso, dentro de um padrão cishetero-amatonormativo, inconscientemente leva pessoas a crerem que devem ter e gostar de ter relações sexuais.

Essa pressão faz com que muitas pessoas passem por experiências desconfortáveis como se forçar a ter relações com alguém, normalmente por estar em um relacionamento, ou se sentir insegure e suficiente quando alguém, especialmente em um relacionamento, não corresponde a essa atração sexual.

Além disso, também força pessoas, especialmente assexuais, a se atraírem por propostas inalcançáveis, como personagens fictícios, pessoas famosas ou até mesmo pessoas próximas, mas sem qualquer chance. 

É importante aprender sobre a complexidade das atrações para desafiar estas pressuposições sociais e reafirmar nossos sentimentos e experiências.

Ninguém merece passar por situações que desrespeitem seus limites ou se inserir em relacionamentos que lhe deixem desconfortável. Isso leva pessoas a se sentirem na obrigação de corresponderem determinadas expectativas sociais incluindo sexo ou romance que podem ser extremamente prejudiciais para as duas (ou mais) pessoas do relacionamento, especialmente a longo prazo.

Lembre-se: atração vai muito além de romance e sexo, e muitas pessoas vivenciam isso de forma mais complicada. A sociedade tenta nos empurrar para dentro de padrões allonormativos, mas lembre-se de ser você mesme.

Sentimentos complexos também são sentimentos e merecem ser respeitados. É comum se sentir confuse quanto à sua atração e isso não significa que há algo de errado com você. Muitas pessoas se sentem da mesma maneira. Você só precisa parar para se conhecer e se ouvir, e entender que tudo bem não corresponder a certas expectativas sociais, porque nem sempre você vai.

Compartilhe: