O apagamento das identidades queer em contextos históricos é resultado de diversos fatores incluindo a oposição e repressão das classes normativas. Antigamente, os registros não falavam muito sobre as diferentes formas de orientação sexual das pessoas daquela época. Hoje em dia, com nossos conhecimentos mais amplos, mencionamos bastante as figuras queer do passado, mesmo que eles tivessem termos diferentes para descrever essas orientações naquela época.
1. Alexandre, O grande. (356 a.C. – 323 a.C.)
Alexandre, o Grande foi imperador da Macedônia, considerado um líder poderoso e um grande estrategista militar. Alexandre ficou famoso por conquistar muitas terras, incluindo o que hoje compreende Grécia, Egito e Índia. Sua sexualidade ainda é uma especulação entre ês pesquisadories, mas há registros de ter sido casado com pelo menos duas mulheres e ter tido vários amantes, sendo o mais famoso deles Heféstio Amíntoro.
2. Glória Fuertes (1917-1998)
Gloria Fuertes foi uma poetisa espanhola que defendia e lutava pelos direitos das mulheres e pelo meio ambiente. Suas obras eram conhecidas por abordar temas como infância, amor e igualdade, tendo grande alcance pelas produções infantis. Seus relacionamentos não foram duradouros, casada duas vezes, mas ambos os maridos foram perdidos na guerra, mas logo conheceu Phyllis Turnbull, professora em Madri com quem dividiu a vida por quinze anos.
3. Billie Holiday (1915-1959)
Billie Holiday, nome artístico de Eleanor Fagon, foi uma lendária cantora e compositora americana com um notável legado no mundo do jazz, sendo reconhecida como uma pioneira do jazz moderno. Assumidamente bissexual, foi casada com alguns homens e se relacionou com mulheres famosas de hollywood, como Louise Crane e, supostamente, Tallulah Bankhead.
4. Marielle Franco (1979-2018)
Marielle Franco foi uma política brasileira e ativista de direitos humanos que ganhou reconhecimento internacional por sua defesa de comunidades marginalizadas, especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde morava. Assumidamente bissexual, era casada com Mônica Benício.
5. Virginia Woolf (1882-1941)
Como uma das principais figuras da literatura ao longo do século vinte, a escritora britânica Virginia Woolf falava sobre a figura feminina e suas restrições na época, sendo aclamada no meio literário até hoje. Cartas relatam seu relacionamento com a poetisa Vita Sackville-West enquanto ainda casada com Leonard Woolf, seu grande amigo.