Usada por alguns, a palavra diamórico surge sendo utilizada como termo semelhante a sáfico e aquileano e, às vezes, também como guarda-chuva para sexualidades, sempre representando relacionamentos com ao menos ume não-binárie. Exemplificando: Um indivíduo bigênero e bissexual poderá se descrever como bissexual diamórico.
A expressão não visa invisibilizar ou invalidar termos como aquileano e sáfico ou gay e lésbica para quem os usa, mas sim representar e incluir não-bináries que pouco se identificam com os mesmos e consideram sua não-binariedade de gênero como fator relevante em suas relações e atrações.
Invalidação nas Relações
Nos atuais Estados cisnormativos, indivíduos cisgêneros inconscientemente inferem as conformidades normativas (homem e mulher) a pessoas não-binárias, ligando-as à sua aparência ou as reduzindo a seus sexos biológicos. Em consequência, o sentimento de receio e anulação de suas identidades se faz presente, muitas vezes levando o indivíduo a se ocultar com a incerteza de apagamento da sua própria existência por atuais ou futuros parceiros, também se estendendo às mais variadas relações.
Bandeira e Significado
Composta por faixas verdes nas laterais representando a não-binariedade, uma faixa central branca com o intuito de seguir o padrão das bandeiras sáfica e aquileana, e a flor Murta, sagrada para Afrodite e Adonis, representa a relação considerada diamórica. Criada por sugestões no Tumblr em 2016, seus criadores são incertos.