Anna Iorio é bissexual, escritora, revisora e produz velas e sais de banho nas cores das bandeiras LGBTQ+.
“Eu vejo sais de banho e velas como uma forma de se conectar consigo mesme, […] tento fazer com que os meus produtos façam dessa experiência ainda mais proveitosa”
— Anna Iorio
Como você se inspira para escrever as suas fanfics?
Quase sempre por meio de músicas, desde pequena gosto de prestar atenção nas letras e imaginar histórias com base nelas, e no final acabo colocando em palavras tudo o que me vem à cabeça. Escrevo muito sobre meus hiperfocos e como estou sempre pensando neles, as ideias me vêm com bastante facilidade.
Como é sua experiência como escritora e revisora?
Escrevo desde que me alfabetizei, é algo que sempre esteve comigo e uma das minhas maiores formas de expressão, escrever para mim é como uma terapia, desde poemas até fanfics. Acho que com toda esta vontade de escrever, veio também a vontade de revisar. A Spacey foi o meu primeiro contato “formal” com a revisão de textos, e foi aqui que eu percebi que gosto de fazer isso, a minha experiência anterior à esta era apenas do contrário, ter meus textos revisados. A minha mãe é formada em Letras e professora de redação e sempre me ajudou a escrever e corrigir textos, acredito que “puxei” dela o amor pela escrita e leitura.
Você produz velas, aromatizadores de ambiente e sais de banho. Quais foram as suas principais motivações?
Eu conheci a aromaterapia durante o começo da pandemia, logo que entramos em lockdown pela primeira vez, e a minha madrinha, que trabalha com isso, acabou dando uma força no processo de aprender mais sobre. Além disso, sempre gostei destes produtos que, para mim, são uma forma de autocuidado, então quando percebi que ficaria em casa por um tempo sem poder sair, comprei os meus primeiros óleos essenciais e matérias primas: parafina, sal de magnésio, álcool de cereais e água destilada. Comecei fazendo apenas para mim e minha família, mas quando me perguntaram se eu aceitaria encomendas e quanto cobraria, percebi que poderia fazer desta paixão uma forma de renda.
Como você usa as cores das bandeiras LGBTQ+ para inspirar seus produtos?
Eu tenho uma mania de tentar colocar as cores das minhas bandeiras LGBTQ+ em tudo o que posso, bottoms, itens decorativos, roupas… As velas e sais foram apenas mais uma forma de colocar em prática. Sei que mais pessoas se sentem assim, então achei interessante oferecer um produto que, de alguma forma, represente a pessoa que o adquirir. Já que velas e sais com esta temática não são encontradas com facilidade, resolvi eu mesma fazer as minhas e oferecer a quem quisesse comprar.
Como você descreveria as suas velas e sais de banho para alguém que ainda não os conhece?
Para a produção eu sempre visei a qualidade e não a quantidade, mesmo que alguns ingredientes sejam mais caros. Como estudante de biologia na época, hoje já formada, eu entendo que precisamos tentar preservar o planeta o máximo que podemos, por isso eu busco ingredientes mais naturais e evito o uso de produtos vindos do petróleo, por exemplo, o máximo que posso. Assim, os meus produtos são feitos com ingredientes “limpos”, como no caso das velas, que têm uma queima limpa e que não gera gases indesejados. Além disso, eu vejo sais de banho e velas como uma forma de se conectar consigo mesme, tirar um tempo para pensar e focar em si, deixar de lado os problemas e relaxar, tento fazer com que os meus produtos façam dessa experiência ainda mais proveitosa. Em poucas palavras, eu gosto de dizer que os meus produtos são limpos, de qualidade e, principalmente, confortáveis.