Quando se pensa em homem e mulher, é comum associar à binaridade de gênero. No entanto, tais gêneros não necessariamente são binários.
O termo homem não-binárie caracteriza alguém que se identifica enquanto homem, porém fora da caixinha do binarismo, parcialmente ou por períodos, mas se rotular como homem não-binárie não faz de alguém menos homem, apenas significa que a pessoa não se sente contemplada com o conceito binário de gênero.
É importante frisar que embora a pessoa se identifique como homem não binarie, não necessariamente ela irá usar somente pronomes masculinos e se apresentar esteticamente dentro do estereótipo, nem necessariamente ter sido rotulada feminina ao nascer. Fatores sociais e biológicos não diminuem ou interferem na sua identidade de gênero.
Entender que a não binariedade não é algo completo, dividido ou pela metade é uma ponte para compreender noções de gêneros e suas possíveis não conexões com a binariedade. Homens não bináries não são metade homens e nem metade pessoa não binárie, são homens que não se enxergam na construção social do homem-cis tradicional na sociedade e vivenciam sua masculinidade de formas diversas.