É natural que dentro de comunidades sejam criados símbolos para serem usados por aquelus que fazem parte delas. Sejam eles para a identificação do grupo entre si ou para demonstrar orgulho e resistência. Na comunidade assexual existem vários símbolos que surgiram e foram criados ao longo do tempo, alguns mais conhecidos que outros.
Bandeira assexual
A bandeira e suas cores são os principais símbolos para a maioria das orientações e identidades LGBTQIA+. Na assexualidade, essa bandeira representa todo o espectro assexual, apesar de existirem outras para cada orientação dentro dela. Ela é formada por 4 listras horizontais. Suas cores são:
Preto: assexuais estritos
Cinza: gray-aros
Branco: pessoas sexuais
Roxo: toda a comunidade
Ela foi criada pele usuárie Standup durante uma competição promovida pela AVEN (Asexual Visible & Education Network) em 2010.
Ás do baralho
Esse tipo de carta é usado para representar pessoas do espectro ace. O ás de espadas para pessoas assexuais em geral, o de copas para allorromantiques, o de ouros aparece algumas vezes para pessoas grayace juntamente com o de paus, que também é usado por quem não sabe em qual parte do espectro se encaixa. Esses símbolos surgiram a partir de “ace”, termo em inglês com uma sonoridade igual ao começo da palavra “asexual” e que significa “ás”.
Bolo
Esse símbolo se popularizou como uma piada da comunidade, em que “assexuais preferem comer bolo a fazer sexo”. O meme fez referência a pessoas assexuais que não se interessam ou que sentem desconforto em fazer sexo, mas a piada foi tão bem aceita para uso interno da comunidade que pessoas ace que tem relações sexuais também abraçaram a brincadeira.
Anel preto
Esse símbolo é mais discreto e desconhecido, porém muitas pessoas utilizam dele para encontrar outras pessoas que fazem parte do espectro. Ele consiste em utilizar um anel preto no dedo médio da mão direita e pode ser de qualquer material ou design, o que pode ser importante para diferenciar o símbolo do anel de coco da comunidade lésbica.