Termos Juvélicos

Uma vez que nem todas as pessoas de um relacionamento terão a mesma orientação, chamar certas relações de “hetero”, “gay” e “lésbica” nem sempre é correto. Usar esse tipo de linguagem é excludente com pessoas multi e pessoas a-espectrais, e ainda pode ser prejudicial a sexualidades mono.

Dado isto, a utilização de termos juvélicos é priorizada em certos casos. O sistema consiste em uma terminologia mais abrangente para especificar a atração.

Por exemplo, se uma mulher bissexual participa de um “relacionamento lésbico”, e posteriormente começa um novo relacionamento com um homem, isso não apenas causa um apagamento da bissexualidade, como também cria a ideia de que lésbicas podem deixar de ser lésbicas e começar a se relacionar com homens.

Os termos também podem vir a ser utilizados como uma orientação em si, seja no período de descobrimento, onde não se tem tanta certeza sobre alguma orientação mais específica, seja de modo geral, em casos onde a pessoa se sinta confortável.

Além disso, é o ideal a se utilizar com terceiros quando não se tem certeza acerca de alguma sexualidade. Por exemplo, ao falar de um amigo que já teve um relacionamento com outros homens, pode acontecer de não se ter certeza em relação à sua orientação. Nestes casos, aquileano seria o melhor termo a ser utilizado, evitando gay, bi, pan, omni e outros.

Existem quatro termos juvélicos principais:

  1. Sáfica

A sáfica refere-se à atração entre mulheres, pessoas alinhadas ao feminino, pessoas de alinhamento neutro ou pessoas que não possuem um alinhamento. Basicamente, pessoas não exclusivamente alinhadas ao masculino.

Uma relação entre duas (ou mais) pessoas que sejam, de fato, lésbicas, pode ser chamada de relacionamento lésbico. Porém, no caso de uma ou nenhuma corresponder a essa sexualidade, o ideal é chamar a relação de sáfica , nunca “lésbica” ou “homossexual”.

É muito importante lembrar que sáfica não é uma palavra feita para descrever mulheres que se atraem exclusivamente por mulheres (e pessoas não-binárias). Essa palavra, é “Lésbica”. Sáfica engloba pessoas lésbicas, mas é um termo bem mais abrangente, incluindo multis também.

  1. Aquileano

Da mesma forma, aquileano refere-se à atração entre homens, pessoas alinhadas ao masculino, pessoas de alinhamento neutro ou pessoas que não possuem um alinhamento. Essas pessoas não podem ser exclusivamente alinhadas ao feminino.

Uma relação na qual as pessoas envolvidas sejam, de fato, gays pode ser chamada de relacionamento gay. No entanto, caso uma ou nenhuma corresponda a essa orientação, a relação deve ser chamada de aquileana, nunca “gay” ou “homossexual”.

Vale ressaltar que aquileano não é uma palavra feita para descrever homens que se atraem exclusivamente por homens (e pessoas não binárias). Essa palavra é “gay”, e aquileano engloba pessoas gays, mas também engloba pessoas multi.

  1. Duárica 

Refere a uma relação entre uma mulher e um homem. O termo inclui héteros, mas foi criado pensado em pessoas multi, que se relacionam com todos os gêneros, inclusive aqueles socialmente tidos como opostos.

Pessoas não binárias com alinhamento a algum gênero binário podem utilizar o termo, caso se sintam contempladas. Além disso, pessoas não-binárias sem alinhamento ou de alinhamento neutro também estão incluídas. Nestes casos, o termo pode variar, então é importante utilizá-los apenas quando a própria pessoa o apontar, evitando binarizar a não-binariedade.

Uma relação duárica, entre pessoas que sejam de fato, hétero, pode ser chamada de relacionamento hetero, mas caso alguma das pessoas envolvidas não se encaixe nesse rótulo, a relação deve ser chamada de duárica, nunca “hétero”.

  1. Diamórica

Uma relação enebeana, embiana ou diamórica é uma relação entre duas pessoas não-binárias.


Outros termos menos conhecidos são dórica (pessoas não binárias que se relacionam com homens) trízica (pessoas não binárias que se relacionam com  mulheres), astroidiana (homens que se relacionam com  pessoas não binárias),e asteriana (mulheres que se relacionam com  pessoas não binárias)

Tabela distribuída em uma paleta multicolor. Ela explica os termos utilizados para expressar atração.   Homem - H Mulher - M Pessoa Não Binária - NB  H + H = Aquileana H + M= Duárica H + NB = Astrodiana  M + H = Duárica M + M = Sáfica M + NB = Asteriana  NB + H = Dórica NB + M = Trízica NB + NB = Enebeana

As pessoas não binárias podem se sentir melhor colocadas nos termos “aquileano”, “sáfico”, ou “duárico” e devem ser respeitadas, porém não se deve forçá-los nelas. A não-binariedade é plural, e é essencial que respeitemos as preferências e a experiência de gênero de cada pessoa não-binária.

Além disso, os termos podem se sobrepor. Por exemplo, ao se relacionar em alguém com um alinhamento masculino, uma pessoa não-binária de alinhamento neutro pode rotular o seu relacionamento como aquiliano e enebeano ao mesmo tempo. O mesmo vale para outros casos, como pessoas multis ou com mais de um alinhamento de gênero.

O importante é sempre respeitar a diversidade de gêneros e orientações, não resumindo todo e qualquer relacionamento em lésbicas, gay e hétero. 


Referências:

Compartilhe: