Algo muito comum entre as comunidades assexual e arromântica é, sem dúvidas, a imposição ou pressuposição de que as pessoas nesses espectros não gostam de sexo e/ou romance. Em alguns casos, pessoas até acusam certa frieza da parte de ambas as orientações.
Entretanto, isso não é uma regra entre todes ês assexuais e arromântiques no mundo. Nesta postagem, falaremos sobre os termos que incluem e descrevem as várias visões que pessoas arromânticas têm a respeito de romance.
Assim como no texto sobre “Atitudes Sexuais”, estes termos são separados por opiniões que ês arromântiques têm sobre romance e como elus o experimentam — ou seja, suas perspectivas internas e externas. A única mudança entre eles é a troca do sufixo “sex-“, por “romo-“.
Sendo assim, vamos começar pelo olhar que arromântiques têm sobre como romance é difundido nas grandes mídias, sobre como relações românticas são descritas tradicionalmente, sobre diferentes tipos de relacionamento romântico, e ainda sobre suas próprias experiências neles. Deste modo, podemos classificar estes tópicos como: Romo-positive, Romo-negative e Romo-neutral.
Romo-positive:
Basicamente, estes conceitos são vistos e vividos de maneira positiva. Não é desconfortável para ser conversado ou idealizado.
Romo-negative:
Os pontos de vista em relação a romance e seus demais tópicos são negativos — seja em experiência ou apenas uma opinião.
Romo-neutre:
A visão está entre Romo-positive e Romo-negative. Nem positivo, nem negativo, apenas indiferente.
Além disso, falando sobre como as pessoas arromânticas se sentem em uma perspectiva pessoal sobre relações românticas, e também como se sentem dentro delas, temos: Romo-favorable, Romo-indifferent e Romo-repulsive.
Romo-favorável:
Quando gostam de romance/são favoráveis à atração romântica, podendo ou não buscar vivenciá-la.
Romo-indiferente:
Quando, exatamente como Romo-neutral, sua opinião sobre o ideal romântico é indiferente. Ainda assim, pode considerar se relacionar romanticamente com alguém.
Romo-repulsive:
Quando não há qualquer conforto sobre relações românticas e até se imaginar dentro de uma é desagradável.
Cada um destes nomes define diferentes maneiras com que as pessoas no espectro arromântico — e fora dele — caracterizam as várias construções de o que é romance para elas, e como experimentam todas ou algumas delas tanto direta como indiretamente. Não é uma regra saber absolutamente quais as suas atitudes, mas assim como estas definições funcionam para facilitar o entendimento de assexuais quanto a sexo, elas auxiliam arromântiques a compreender e explicar suas concepções sobre romance.