Identidades do Espectro Arromântico

A arromanticidade consiste na falta total, parcial ou condicional de atração romântica. Isto significa que ela engloba tanto pessoas que não sentem este tipo de atração quanto pessoas que a sentem de alguma forma que fuja do socialmente esperado. Essas nuances fazem com que a arromanticidade seja não só uma orientação, mas um espectro, que é dividido em duas partes, cada uma englobando diversas identidades.

A primeira parte do espectro arromântico é denominada estrita e envolve as identidades que tratam da ausência de atração romântica de modo geral:

Arromanticidade Estrita: Falta total de atração romântica, independente de circunstância ou gênero.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, intercalando verde e preto, estando as faixas verdes nos extremos e a do centro sendo mais grossa. Há uma seta preta apontada para a direita e uma branca apontada para a esquerda. As pontas das setas se encontram no centro.

Cupiorromanticidade: Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-positive/romance-favorável.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, cinza, lilás, branco e rosa, todas em tons pastéis.

Apatirromanticidade: Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-indiferente/romance-neutre.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo, respectivamente, de cima para baixo, vermelho, verde, branco e vermelho de novo. No centro dela há uma faixa vertical em tons mais claros das cores anteriormente mencionadas.

Apotirromanticidade: Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-negative/romance-repulsive.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, verde, branco, preto, branco e vermelho. No centro, um imenso X preto.

Bellurromanticidade: Falta de atração romântica e nenhuma vontade de estar em um relacionamento romântico, porém interesse em alguns atos considerados românticos, como beijos e carícias.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, roxa, lilás, branca, rosa claro e rosa chiclete.

Aegorromanticidade: Falta de atração romântica, independente de circunstância ou gênero, havendo gosto para atividades românticas e romance de modo geral.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais nas cores, de cima para baixo, preto, cinza, branco e verde. Há um triângulo invertido cortando a mesma. Ele está dividido em quatro faixas, sendo exatamente o inverso das cores anteriormente mencionadas.

O segundo é denominado área cinza, e consiste nas orientações que não falam sobre a falta total de atração, ou seja, que envolvem atração parcial ou condicional:

Grayrromanticidade: Atração romântica rara e circunstancial, com ou sem um motivo específico.

A bandeira possui 5 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas cinzas, e as extremas são verdes.

Demirromanticidade: Atração romântica podendo ser desenvolvida apenas no caso da existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.

A bandeira possui a metade superior branca e a inferior cinza, sendo dividida por uma faixa verde. No lado esquerdo há um triângulo preto.

Aprerromanticidade: Microidentidade da demirromanticidade, consiste da atração romântica apenas no caso da existência de outro tipo de atração.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, rosa, verde, verde claro, preto e cinza.

Dellorromanticidade: Atração romântica dividida, sendo similar à demissexualidade para alguns gêneros e à allossexualidade para outros.

A bandeira possui a metade superior branca e a inferior preta, sendo dividida por uma faixa verde. No lado esquerdo há um triângulo cinza.

Frayrromanticidade: Atração romântica podendo ser desenvolvida apenas no caso da não existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, cinza escuro, cinza claro, branco, azul claro e azul mar.

Reciprorromanticidade: Atração romântica existente apenas em caso onde há uma reciprocidade.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, Rosa escuro, rosa claro, verde claro, branco e preto.

Litorromanticidade: Atração romântica existente apenas em casos em que não há reciprocidade, podendo desaparecer ou apenas diminuir consideravelmente, se for o caso.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para vermelho, verde claro, branco, cinza e preto.

Caligorromanticidade: Atração romântica vaga, quase inexistente, podendo ser comparada a um vapor ou neblina.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo um degradê de verde escuro a verde claro, de cima para baixo. No centro há um triângulo com 4 faixas horizontais nas cores preto, cinza, branco e verde escuro.

Arospike: Atração romântica usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos.

A bandeira possui um fundo cinza sendo dividido horizontalmente por uma fina faixa verde. Na metade inferior há um triângulo rosa, cuja ponta encosta a faixa no centro, e na metade superior outro triângulo idêntico, porém invertido.

Aro-jump: Atração romântica podendo ser comparada com a allossexualidade, havendo quedas repentinas.

A bandeira possui um fundo verde claro sendo dividido horizontalmente por uma fina faixa cinza. Na metade inferior há um triângulo rosa, cuja ponta encosta a faixa no centro, e na metade superior outro triângulo idêntico, porém invertido.

Mirromanticidade: Identificação com mais de uma identidade arromântica.

A bandeira consiste de 7 faixas horizontais, sendo a superior verde claro, com um degradê verde até a quarta faixa, seguidas de uma faixa branca, uma cinza e uma preta.

Arromanticidade Fluída/Aroflux: Fluidez através do espectro arromântico, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e até na allorromanticidade.

A bandeira consiste em 5 faixas horizontais, sendo a de cima vermelha e a de baixo verde, formando um degradê entre ambas.

Abrorromanticidade: Fluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades arromânticas são repartidas por atração por gênero e podem co-existir.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, verde, verde escuro, preto, rosa claro e rosa escuro.

Quoirromanticidade: Atração romântica confusa, de modo a ser difícil identificar a diferença entre os tipos de atração. Normalmente, as orientações quoi vêm unidas.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, preto, verde, azul claro e cinza.

Arovoid: Não-identificação com nenhuma das demais identidades arromânticas, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especificações.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, cinza escuro, verde, verde claro, cinza claro e cinza escuro novamente.

Ainda que listas como essa sejam feitas, o espectro arromântico é muito mais vasto do que se tem noção, abrigando diversas orientações. As possibilidades são infinitas, e fizemos o melhor para acrescentar o máximo possível.

Compartilhe: