A arromanticidade consiste na falta total, parcial ou condicional de atração romântica. Isto significa que ela engloba tanto pessoas que não sentem este tipo de atração quanto pessoas que a sentem de alguma forma que fuja do socialmente esperado. Essas nuances fazem com que a arromanticidade seja não só uma orientação, mas um espectro, que é dividido em duas partes, cada uma englobando diversas identidades.
Espectro Arromântico:
A primeira parte do espectro arromântico é denominada estrita e envolve as identidades que tratam da ausência de atração romântica de modo geral:
Arromanticidade Estrita:
Falta total de atração romântica, independente de circunstância ou gênero.
Cupiorromanticidade:
Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-positive/romance-favorável.
Apatirromanticidade:
Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-indiferente/romance-neutre.
Apotirromanticidade:
Falta de atração romântica, sendo necessariamente romance-negative/romance-repulsive.
Bellurromanticidade:
Falta de atração romântica e nenhuma vontade de estar em um relacionamento romântico, porém interesse em alguns atos considerados românticos, como beijos e carícias.
Aegorromanticidade:
Falta de atração romântica, independente de circunstância ou gênero, havendo gosto para atividades românticas e romance de modo geral.
O segundo é denominado área cinza, e consiste nas orientações que não falam sobre a falta total de atração, ou seja, que envolvem atração parcial ou condicional:
Grayrromanticidade:
Atração romântica rara e circunstancial, com ou sem um motivo específico.
Demirromanticidade:
Atração romântica podendo ser desenvolvida apenas no caso da existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.
Aprerromanticidade:
Microidentidade da demirromanticidade, consiste da atração romântica apenas no caso da existência de outro tipo de atração.
Dellorromanticidade:
Atração romântica dividida, sendo similar à demissexualidade para alguns gêneros e à allossexualidade para outros.
Frayrromanticidade:
Atração romântica podendo ser desenvolvida apenas no caso da não existência de um vínculo afetivo e/ou emocional com outra pessoa.
Reciprorromanticidade:
Atração romântica existente apenas em caso onde há uma reciprocidade.
Litorromanticidade:
Atração romântica existente apenas em casos em que não há reciprocidade, podendo desaparecer ou apenas diminuir consideravelmente, se for o caso.
Caligorromanticidade:
Atração romântica vaga, quase inexistente, podendo ser comparada a um vapor ou neblina.
Arospike:
Atração romântica usualmente nula, havendo picos ocasionais e repentinos.
Aro-jump:
Atração romântica podendo ser comparada com a allossexualidade, havendo quedas repentinas.
Mirromanticidade:
Identificação com mais de uma identidade arromântica.
Arromanticidade Fluída/Aroflux:
Fluidez através do espectro arromântico, podendo alternar entre identidades dentro do mesmo e até na allorromanticidade.
Abrorromanticidade:
Fluidez através do espectro, porém baseada em gênero. Ou seja, as identidades arromânticas são repartidas por atração por gênero e podem co-existir.
Quoirromanticidade:
Atração romântica confusa, de modo a ser difícil identificar a diferença entre os tipos de atração. Normalmente, as orientações quoi vêm unidas.
Arovoid:
Não-identificação com nenhuma das demais identidades arromânticas, estando apenas dentro do espectro e rejeitando demais especificações.
Ainda que listas como essa sejam feitas, o espectro arromântico é muito mais vasto do que se tem noção, abrigando diversas orientações. As possibilidades são infinitas, e fizemos o melhor para acrescentar o máximo possível.