Gênero Fluxo

As interpretações acerca de gênero fluxo variam bastante, mas, de forma geral, entende-se que uma pessoa gênero fluxo sente variações na intensidade do seu gênero. Trata-se de um termo guarda-chuva, mas que também está incluído nas expressões de transgeneridade, gênero fluido e da não-binariedade 

Gênero fluxo se refere à ideia de oscilação entre um ou mais gêneros, com mudanças na força da sua expressão e pode ser confundido com gênero fluido, pois tratam de características parecidas, visto que em ambas identidades ocorre uma fluidez de gênero. 

No caso do gênero fluxo, a fluidez é ligada à intensidade do gênero, podendo ser mais ou menos expressivo, por exemplo uma pessoa gênero fluxo pode ser demimenina durante um tempo, em outros dias pode ser magimenina, e agênero em outros (completa ausência de gênero), assim vivenciando uma mudança na intensidade do seu gênero. 

Já no gênero fluido é experimentada uma mudança de identidade de gênero, não relacionada com intensidade, mas na variação de gêneros em si. Por exemplo, a fluidez de gênero pode ocorrer apenas entre gêneros não-binários, de menino para menina, ou até fluir para nenhum gênero definido.

Não se tem confirmação de quando o termo começou a ser utilizado, mas algumas fontes indicam que em 2014, ume usuárie do Tumblr chamade deergoths. A bandeira foi postada também no Tumblr, no blog Pride Flags For Us. 

A bandeira consiste de 6 faixas horizontais sendo, de cima para baixo, rosa, rosa claro, cinza, azul claro, azul e amarelo.
Bandeira Gênero Fluxo

As primeiras cores da bandeira, de cima para baixo, são rosa e rosa claro, onde rosa representa meninas, rosa claro representa demimeninas. O cinza, próximo ao meio da bandeira, simboliza pessoas agênero e de gênero neutro. Azul claro corresponde a demimeninos e em seguida a cor azul, representando meninos. Por último, a cor amarela simbolizando os gêneros fora da binariedade.


Referências:

Compartilhe: