O que é gray ace?

A identidade gray ace faz parte do espectro da assexualidade, que é caracterizado pela ausência parcial, total ou condicionada de atração sexual. Nem todas as pessoas dentro desse espectro não sentem atração sexual. Algumas  podem experimentar uma atração sexual ocasionalmente ou sob certas condições. O gray ace é uma dessas categorias intermediárias, reconhecendo essa diversidade de experiências.

O termo “gray ace” vem do inglês e é uma abreviação de “gray asexual” ou “gray asexuality” (assexual ou assexualidade cinza, em tradução livre). Ele descreve uma experiência que fica entre a ausência de atração sexual e a atração sexual socialmente esperada — ou seja, uma “zona cinzenta”. Pessoas que se identificam como gray ace geralmente sentem pouca ou nenhuma atração sexual, mas essa sensação pode variar ao longo do tempo ou em diferentes situações.

Para quem se identifica como gray ace, a atração sexual pode ser muito fraca, rara ou apenas presente em circunstâncias específicas. Isso não significa que a pessoa não tenha desejos ou emoções, mas que sua experiência com atração sexual é diferente da maioria das pessoas. Como resultado, alguns indivíduos assexuais têm uma vida sexual ativa, enquanto outros não. 

Portanto, é uma identidade bem ampla, que envolve quem sente a atração de forma específica, ao mesmo tempo que não traz qualquer regra de especificidade. A demissexualidade, por exemplo, identifica que a atração só acontece quando há algum vínculo; já a gray ace não destaca uma condição própria.

Além disso, é importante entender que a identidade gray ace, assim como todas as identidades dentro do espectro assexual, não está diretamente relacionada à orientação romântica ou à atração gênero-guiada. Uma pessoa pode ser gray ace e, ao mesmo tempo, ter uma orientação romântica, como heterorromântica, homorromântica ou arromântica; ou até mesmo uma orientação sexual, como homossexual ou heterossexual, porque sente atração sexual em situações específicas. 

Por isso, o reconhecimento dessa identidade ajuda a ampliar a compreensão sobre a diversidade de experiências humanas e sobre as formas como um indivíduo pode se sentir e se relacionar com o outro, seja na abordagem do interesse romântico ou da atração sexual. Cada pessoa tem uma forma única de vivenciar sua identidade de gênero e sua orientação romântica e sexual, e é importante que cada um possa se relacionar da maneira mais confortável e livre possível.

Bandeira

Apesar da bandeira assexual já existir para englobar toda a comunidade ace, o espectro gray ace também ganhou a sua. Ela foi criada no dia 21 de junho de 2013 por Auri e publicada no Tumblr Pride Flag For Us.

A bandeira possui 5 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas cinzas, e as extremas são roxas.
Bandeira grayssexual | Imagem do acervo da LGBTQ+Spacey em bandeiras.lgbtqspacey.com

É composta por cinco faixas horizontais com o roxo representando a comunidade, o cinza para a área cinza da assexualidade, e o branco para allossexuais.


Referências


Ficha técnica

Escrita: Amanda Diniz
Leitura crítica: Viktor Bernardo Pinheiro
Revisão: Brian Abelha e Déborah Ramos