Sophie Xeon, conhecida artisticamente como Sophie (estilizado como SOPHIE), foi uma cantora, produtora musical, compositora e DJ britânica, sendo considerada uma das pioneiras do gênero musical hyperpop.
Hyperpop é um gênero comumente ligado à comunidade Queer. As técnicas de manipulação do gênero atraem artistas trans, pois permitem criar uma versão idealizada da sua voz, se colocando acima da disforia de gênero. Kim Petras, Laura Les do 100 Gecs e a propria SOPHIE são mulheres abertamente Trans que conseguiram sucesso dentro do hyperpop.
Sua contribuição influenciou diversos artistas da música pop e da música eletrônica, tanto da cena underground, quanto da mainstream. Ao longo de sua carreira, ela colaborou com nomes como Madonna, Lady Gaga, Charli XCX, Kim Petras, Brooke Candy e Camila Cabello.
Em 2019, ela foi a primeira pessoa trans a receber uma indicação para o Grammy Awards, concorrendo a Melhor álbum de dance ou eletrônica pelo seu álbum ‘Oil of Every Pearl’s Un-Insides’.
Sophie faleceu no início de 2021, aos 34 anos. Sua morte foi lamentada pela gravadora e por amigos próximos dela. Ela foi uma das artistas mais influentes da década, não apenas pela sua criatividade nas produções, mas também pela visibilidade que alcançou e pelas portas que abriu para sua comunidade.