Litoaro

O espectro arromântico abrange as pessoas que experienciam pouca, nula ou necessitam de uma condição para sentir atração romântica, como a litorromanticidade. Pessoas litorromânticas podem vivenciar a atração romântica por uma pessoa, porém com a condição de não-reciprocidade; isto é, no momento em que a pessoa retribuir esse sentimento, a atração romântica pode diminuir, sumir completamente ou se transformar em algum outro tipo de atração.

Existem vários estigmas sobre a litorromanticidade, principalmente acusando as pessoas dessa comunidade de manipuladoras, que iludem apenas por diversão. No entanto, a condicional da atração não é uma escolha, e muites litorromântiques, atingides pela amatonormatividade e muitas vezes sem compreender como ou porquê se sentem assim, se forçam a entrar em relacionamentos sem sentirem atração. Existem algumas poucas formas de contornar isso, como se beneficiando de relacionamentos queer-platônicos, em que ambas as pessoas discutem como se sentem confortáveis e como preferem se relacionar.

Bandeira litorromântica:

A bandeira Litorromântica mais utilizada foi desenvolvida por Pride Color Schemes no Tumblr. Não se sabe o significado de suas cores.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, sendo, de cima para vermelho, verde claro, branco, cinza e preto.
Bandeira Litorromântico

História

A litorromanticidade, como muitas outras identidades, surgiu no tumblr, criada pele usuárie stopanthropomorphizingme. Seu nome original tem variações como “lithromantic”, “lithoromantic” e “akoiromantic”. Esse último surgiu devido a controvérsias com a comunidade lésbica sobre o prefixo “lith”, que vinha de “stone” ou “pedra” e teria relação com a subcultura butch, mas nunca chegou a ser traduzido, sendo assim usado “litorromântique” no português.


Referências: