Arromânticidade ou Bloqueio Emocional?

Bloqueio emocional é uma espécie de barreira que se forma na mente para evitar o sofrimento. É criada a fim de evitar uma mágoa posterior e é inconsciente. 

Funciona como uma espécie de defesa do cérebro após uma situação de sofrimento, na qual, subconscientemente, a pessoa escolhe não se envolver por causa de decepções anteriores, formando essa espécie de obstáculo na mente a fim de evitar uma mágoa posterior. 

No caso do bloqueio, é preciso ter cuidado com a frequência em que ele ocorre, pois essas emoções reprimidas são vistas pelo corpo como organismos estranhos, se transformando em doenças ou fatores colaborativos ao surgimento delas.

Já a aromaticidade consiste na falta total, parcial ou condicional de atração romântica. Ser arromântique não é sobre ter uma barreira inconsciente que lhe impede de sentir atração romântica. Inclusive, o termo arromântico engloba pessoas que também sentem atração, isto porque é um espectro.

Aro não-estritos apresentam atração romântica, e, além disso, o bloqueio emocional pode ou não englobar também amizades e outros tipos de relacionamentos. 

É importante se livrar do estereótipo de que aros são pessoas frias, e essa é uma das formas de associar frieza a pessoas aromanticas. Pessoas arromânticas não necessariamente possuem bloqueios emocionais e, quando possuem, não tem qualquer vínculo com a sua arromanticidade; e pessoas com bloqueios emocionais não são pessoas frias, mas passaram por um trauma e precisam de ajuda.

Compartilhe: