A assexualidade é um espectro que engloba as pessoas que sentem atração sexual de forma parcial, condicional ou nula. Isso significa que pessoas assexuais podem se atrair por outras pessoas não necessariamente de uma forma erótica, uma vez que existem diversos tipos de atração além da sexual, como a sensorial e a platônica, por exemplo.
Além disso, a assexualidade não é uma sexualidade e sim um espectro de identidades. Desse modo, pode-se dizer que a assexualidade pode ser combinada com as demais letras da sigla, ou seja, pessoas assexuais (ou ace) podem se identificar também como gays, lesbiques, héteros, bissexuais, transgêneros, etc.
Por se tratar de um espectro, se identificar com a letra A da sigla LGBTQIAPN+ não significa ser alguém que não pode ter um relacionamento afetivo, se masturbar ou, até mesmo, gostar de toques, beijos e sexo. As pessoas assexuais podem apresentar diferentes reações em relação ao sexo que podem ser classificadas em três categorias:
Favoráveis ao sexo: estão dispostas a praticar ato sexual, ou seja, têm uma maior abertura para acordos e maneiras de desfrutar da atividade.
Indiferentes ao sexo: não têm sentimentos positivos nem negativos quanto ao ato. Embora não se interessem tanto, ocasionalmente podem vir a praticar sem angústia.
Repulsivas ao sexo: não desejam praticar o ato sexual e se sentem mal se o fizerem.
Muitas pessoas ace mantêm relacionamentos com alossexuais (aqueles que não são assexuais) e, para que ambas as partes sejam beneficiadas, é comum que algum tipo de acordo seja estabelecido. Porém, mesmo que haja respeito da parte do parceiro para com os limites da pessoa assexual, pode existir uma certa pressão da sociedade ou, ainda, uma culpa interna que faça com que o indivíduo se sinta obrigado a ter relações sexuais mesmo que não haja vontade e que sinta incômodo.
Portanto, é totalmente possível que pessoas assexuais queiram ter relações sexuais e se sintam confortáveis com essa vontade. Entretanto, é importante refletir se esse desejo é genuíno ou influenciado por pressões externas, como as expectativas de amigos, parceiros, sociedade, ou, até mesmo, por algum sentimento de culpa.
Referências
- Assexualidade | Comunidade Assexual
- Assexualidade | LGBTQ+Spacey
- Sou uma pessoa assexual? | Vittude
- Assexualidade | Revista Babel
- Assexuais e atitudes em relação a sexo | Asexuality
Ficha técnica
Escrita: Ingredy Boldrine
Leitura crítica: Chenny
Revisão: Lara Moreno, Brian Abelha