Temáticas LGBTQ+ são abordadas no universo dos mangás há algumas décadas, mais precisamente desde os anos 70 com a popularização/criação do gênero yaoi. Mesmo o catálogo sendo notavelmente mais vasto no meio literário, as produções audiovisuais têm ganhado destaque e aumentado consideravelmente ao longo dos anos.
A seguir, serão apresentados 8 animes com representatividade LGBTQ+. Obras cheias de autodescoberta, amadurecimento, aceitação e muito amor para que, independente de ser fã de animações japonesas ou não, todes possam aproveitar, se emocionar, divertir e o mais importante: se identificar!
Yuri is my Job

Classificação Indicativa: 12 anos
Hime é uma graciosa colegial que, devido a certas circunstâncias, passa a trabalhar em um café temático, onde suas funcionárias atuam como se fossem estudantes de um colégio privado feminino. Além da dificuldade para se adaptar ao ambiente, ela ainda precisa lidar com a presença de Mitsuki, sua ex-amiga de infância, por quem Hime não nutre sentimentos positivos.
Adachi to Shimamura

Classificação Indicativa: entre 12 e 14 anos
As duas colegas de classe, Adachi e Shimamura, se conhecem ao matarem aulas no mesmo local: a quadra da escola. As duas rapidamente se tornam amigas, mas o sentimento de ambas uma pela outra parece se intensificar de uma maneira que as garotas não conseguem compreender.
Hourou Musuko

Classificação Indicativa: 12 anos
Os estudantes do quinto ano do fundamental, Nitori e Takatsuki, são amigos de infância que compartilham algo em comum: disforia. Questões envolvendo suas identidades de gênero passam a perturbar ainda mais as duas crianças quando são colocadas em um impasse entre manter suas relações afetivas e familiares ou viverem plenamente sendo quem realmente são.
Umibe no Étranger

Classificação Indicativa: 16 anos
Shun, um jovem escritor e ajudante no comércio praieiro da avó, acaba se interessando por Miyo, um jovem misterioso que aparece todas as noites para se sentar no banco à frente da casa de Shun. Quando eles finalmente começam uma amizade, Miyo precisa se mudar para o orfanato local. Três anos depois, ele retorna determinado a se confessar para Shun, mas não contava que este poderia não nutrir mais sentimentos românticos por ele.
Senpai wa Otokonoko

Classificação Indicativa: entre 12 a 14 anos
Makoto Hanaoka acaba recebendo, de maneira inesperada, uma confissão de amor de Aoi Saki, uma colega de escola mais nova. Achando que Saki se apaixonou por sua aparência feminina, Makoto revela que na verdade é um garoto, o que não abala nem um pouco a determinação de Saki em expressar o seu amor e conquistá-lo.
Tadaima, Okaeri

Classificação Indicativa: 14 anos
A história segue a família Fujiyoshi, composta pelo casal Masaki e Hiromu e seu filhinho Hikari, se adaptando à vida em uma nova vizinhança. O motivo da mudança se dá pelo fato do preconceito que o casal sofreu no passado por serem de gêneros diferentes, Hiromu sendo alfa e Masaki sendo ômega. Mas a mudança de ares torna o casal determinado a superar todas as dores do passado em prol de dar uma vida pacífica e feliz para Hikari.
Asagao to Kase-San

Classificação Indicativa: 12 anos
Yamada e Kase são duas colegas de classe que começaram a namorar recentemente. Mesmo muito felizes, elas ainda têm dificuldades em como expressar seus sentimentos ou sobre o que fazer estando em um relacionamento romântico, mas o amor incondicional que sentem uma pela outra sempre se sobressai a qualquer problema.
Yes, No or Maybe

Classificação Indicativa: 16 anos
Keisuke Kunieda é um apresentador relativamente popular, muito devido ao fato de sua persona elegante, educada e gentil. Porém, fora do estúdio, Kunieda é um homem muito estressado e debochado, o que o faz manter duas identidades: a profissional e a casual. Tsuzuki Ushio é um animador independente que conhece ambas as identidades de Kei, sem se dar conta de que está se relacionando com uma única pessoa. Ao se aproximarem cada vez mais, Kunieda é tomado por sentimentos intensos, fazendo-o se questionar se Tsuzuki seria capaz de amá-lo por inteiro ou por apenas uma de suas personas.
Além do perceptível aumento no lançamento de animes classificados como gl e bl desde 2020, também percebe-se a abordagem mais forte de temas como auto descoberta, preconceito, respeito e de aceitação dentro dessas obras, criando espaços seguros e de acolhimento para quem os assiste, sem deixar de lado as particularidades de como a sociedade japonesa encara e lida com essas questões.
Referências
- Yuri is my Job, 2023 – Anilist
- Adachi to Shimamura, 2020 – Anilist
- Hourou Musuko, 2011 – Anilist
- Umibe no Étranger, 2020 – Anilist
- Senpai wa Otokonoko, 2024 – Anilist
- Tadaima, Okaeri, 2024 – Anilist
- Asagao to Kase-San, 2018 – Anilist
- Yes or No or Maybe, 2020 – Anilist
Ficha técnica
Escrita: Chenny
Revisão: Viktor Bernardo Pinheiro