Pouco se fala sobre outros espectros além do assexual e arromântico, muitas vezes pela dificuldade de distinção da pluralidade de atrações ou pela falta de conhecimento de outras atrações. A atração sensorial geralmente é manifestada em conjunto com outras atrações, dificultando ainda mais a sua distinção.
A falta total, parcial ou condicional da atração sensorial ou sensual é conhecida como Assensorialidade ou Assensualidade. Ainda que no inglês, a utilização do sufixo sensual para indicar a sensualidade tátil ou sensitividade palpável seja mais comum, no texto, o sufixo utilizado será o sensorial, por motivos de praticidade.
Atração Sensorial:
A atração sensorial é caracterizada por toda ação envolvendo um dos 5 sentidos, formalmente descrita como o desejo de se envolver em atos sensuais/sensoriais com alguém. Dentre os exemplos de atos sensoriais temos: Abraços, Beijos, Carinho/Cafuné, segurar a mão, etc.
Vale frisar que mesmo que a atração sensorial seja caracterizada por ações envolvendo os sentidos, a atração estética e a atração sensorial atuam de formas diferentes, sendo necessária uma análise mais profunda na hora de distingui-las.
Definição:
Semelhante ao espectro assexual e arromântico, o espectro assensorial é definido, como mostramos anteriormente, pela falta total, parcial ou condicional de atração sensorial.
Por ser um espectro, a Assensorialidade não é uma orientação, podendo em alguns casos ser usada como uma, mas trata-se de um conjunto de identidades e microidentidades; ela pode ser separada em dois conjuntos menores: a assensorialidade estrita, que abrange as identidades que não apresentam atração sensorial sob nenhuma circunstância; e assensorialidade restrita, que abrange as identidades cuja a atração sensorial é parcial e/ou condicional.
Bandeira e Orientações:
Cada identidade dentro do espectro assensorial possui uma bandeira própria, mas assim como o espectro ace e aro, a assensorialidade possui uma bandeira que representa toda a comunidade.
Ê autore da bandeira ainda é desconhecide, entretanto cada cor da bandeira possui um significado: O preto para assensoriais estrites, o cinza representa a área cinza da assensorialidade, o branco representa ês allossensoriais e o laranja representa a comunidade ase.
As identidades presentes no espectro ase são semelhantes às identidades do espectro aro e ace. Sendo algumas dessas identidades:
Demissensorial
A identidade abrange as pessoas cuja atração sensorial surge a partir de algum vínculo entre as pessoas envolvidas.
Ase estrite
A identidade é definida pela falta de atração sensorial, as pessoas assensorias estritas não desejam ser tocadas ou tocar alguém.
Grayssensorial
Esta identidade abrange pessoas que raramente sentem atração sensorial.
Estas são apenas algumas das diversas identidades presentes no espectro assensorial, iremos abordá-las novamente e de forma mais detalhada em um post futuro.
Conclusão:
O espectro assensorial é plural e diverso, assim como os espectros aro e ace, tendo diversas semelhanças com eles. Dito isso, é importante apontar algumas diferenças entre os espectros.
A atração romântica é uma atração emocional, sendo assim, ela não influencia de forma direta em atrações físicas tais quais a sexual e a sensorial.
A maior diferença entre a atração sensorial e atração sexual é que a atração sensorial abrange apenas toques não sexuais, diferente da atração sexual que é todo o ato em si.
Vale ressaltar, que o sufixo sensorial ou sensual pode ser utilizado para descrever uma atração terciária ou orientação terciária, ex: Panssensorial, Bissensorial, Omnissensorial, etc.
A comunidade assensorial ainda é muito recente e pequena, tendo praticamente nenhuma representatividade na mídia. Então há uma necessidade de compartilhar informação acerca dessa comunidade de forma com que a comunidade lgbtiap+ possa acolher a comunidade ase.