Assensorialidade

Pouco se fala sobre outros espectros além do assexual e arromântico, muitas vezes pela dificuldade de distinção da pluralidade de atrações ou pela falta de conhecimento de outras atrações. A atração sensorial geralmente é manifestada em conjunto com outras atrações, dificultando ainda mais a sua distinção. 

A falta total, parcial ou condicional da atração sensorial ou sensual é conhecida como Assensorialidade ou Assensualidade. Ainda que no inglês, a utilização do sufixo sensual para indicar a sensualidade tátil ou sensitividade palpável seja mais comum, no texto, o sufixo utilizado será o sensorial, por motivos de praticidade.

Atração Sensorial

A atração sensorial é caracterizada por toda ação envolvendo um dos 5 sentidos, formalmente descrita como o desejo de se envolver em atos sensuais/sensoriais com alguém. Dentre os exemplos de atos sensoriais temos: Abraços, Beijos, Carinho/Cafuné, segurar a mão, etc.

Vale frisar que mesmo que a atração sensorial seja caracterizada por ações envolvendo os sentidos, a atração estética e a atração sensorial atuam de formas diferentes, sendo necessária uma análise mais profunda na hora de distingui-las.

Definição

Semelhante ao espectro assexual e arromântico, o espectro assensorial é definido, como mostramos anteriormente, pela falta total, parcial ou condicional de atração sensorial.

Por ser um espectro, a Assensorialidade não é uma orientação, podendo em alguns casos ser usada como uma, mas trata-se de um conjunto de identidades e microidentidades; ela pode ser separada em dois conjuntos menores: a assensorialidade estrita, que abrange as identidades que não apresentam atração sensorial sob nenhuma circunstância; e assensorialidade restrita, que abrange as identidades cuja a atração sensorial é parcial e/ou condicional.

Bandeira e Orientações

Cada identidade dentro do espectro assensorial possui uma bandeira própria, mas assim como o espectro ace e aro, a assensorialidade possui uma bandeira que representa toda a comunidade.

A bandeira consiste de 4 faixas horizontais sendo, de cima para baixo, preto, cinza, branco e laranja.

Ê autore da bandeira ainda é desconhecide, entretanto cada cor da bandeira possui um significado: O preto para assensoriais estrites, o cinza representa a área cinza da assensorialidade, o branco representa ês allossensoriais e o laranja representa a comunidade ase.

As identidades presentes no espectro ase são semelhantes às identidades do espectro aro e ace. Sendo algumas dessas identidades:

  • Demissensorial

A identidade abrange as pessoas cuja atração sensorial surge a partir de algum vínculo entre as pessoas envolvidas.

A bandeira possui a metade superior branca e a inferior cinza, sendo dividida por uma faixa laranja. No lado esquerdo há um triângulo preto.
  • Ase estrite

A identidade é definida pela falta de atração sensorial, as pessoas assensorias estritas não desejam ser tocadas ou tocar alguém.

A bandeira consiste de 5 faixas horizontais, intercalando laranja e preto, estando as faixas laranjas nos extremos e a do centro sendo mais grossa. Há uma seta preta apontada para a direita e uma branca apontada para a esquerda. As pontas das setas se encontram no centro.
  • Grayssensorial

Esta identidade abrange pessoas que raramente sentem atração sensorial.

A bandeira possui 5 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas cinzas, e as extremas são laranjas.

Estas são apenas algumas das diversas identidades presentes no espectro assensorial, iremos abordá-las novamente e de forma mais detalhada em um post futuro.

Conclusão

O espectro assensorial é plural e diverso, assim como os espectros aro e ace, tendo diversas semelhanças com eles. Dito isso, é importante apontar algumas diferenças entre os espectros.

A atração romântica é uma atração emocional, sendo assim, ela não influencia de forma direta em atrações físicas tais quais a sexual e a sensorial.

A maior diferença entre a atração sensorial e atração sexual é que a atração sensorial abrange apenas toques não sexuais, diferente da atração sexual que é todo o ato em si.

Vale ressaltar, que o sufixo sensorial ou sensual pode ser utilizado para descrever uma atração terciária ou orientação terciária, ex: Panssensorial, Bissensorial, Omnissensorial, etc.

A comunidade assensorial ainda é muito recente e pequena, tendo praticamente nenhuma representatividade na mídia. Então há uma necessidade de compartilhar informação acerca dessa comunidade de forma com que a comunidade lgbtiap+ possa acolher a comunidade ase.


Referências:

Compartilhe: