Demiaro

Há muitas orientações dentro do espectro da assexualidade e da arromanticidade. Ambos os termos funcionam como guarda-chuva para pessoas que não sentem atração sexual ou romântica (respectivamente) ou as sentem de forma diferente da socialmente esperada, podendo ser condicionalmente, parcialmente ou outra divergência. Pessoas demiarromânticas sentem atração romântica por outras pessoas apenas a partir de uma conexão, sendo esta relativa à interpretação de quem se entende como demiarromântique.

No entanto, formar um vínculo emocional não garante que a atração romântica ocorra. Trata-se apenas de um pré-requisito para que ela aconteça. O tempo, assim como a intensidade da conexão, é relativo para cada pessoa que se considera demiaro. Para algumes, a atração ocorre depois de anos, decorrente de uma amizade íntima; para outres, pode ser uma experiência mais curta e intensa.

A orientação demi (que abrange a demissexualidade e a demiarromanticidade), enquanto discussão, é datada de 2006 nos fóruns da AVEN (The Asexual Visibility & Education Network). É importante entender que, mesmo que a identidade demi tenha sido pautada em 2006, isso não quer dizer que ela só tenha passado a existir a partir dessa época, mas sim que os registros sobre essa orientação foram abordados nesse período. É possível que a identidade demi tenha sido mencionada anteriormente, inclusive com outro ou nenhum nome, mas não se tem fontes que comprovem datas anteriores a 2006.

A bandeira possui a metade superior branca e a inferior cinza, sendo dividida por uma faixa verde. No lado esquerdo há um triângulo preto.
Bandeira Demiromantic

A bandeira demiaro possui origens desconhecidas, mas há especulações dentro da comunidade que ela pode ter sido baseada na bandeira arromântica e no logotipo da AVEN. A bandeira possui um triângulo preto do lado esquerdo com uma das pontas apontadas para direita que compreende desde a parte superior até a parte inferior da bandeira. Na parte superior possui um retângulo branco. No meio, uma listra verde. Na parte inferior da bandeira, um tom de cinza claro.

Sobre o significado das cores, há bastante interpretações diferentes, mas que podem ser as seguintes:

  • Preto: o espectro da sexualidade;
  • Cinza: grayarromanticidade e demiarromanticade;
  • Branco: atração platônica e estética e relacionamentos queerplatônicos;
  • Verde: demiarromanticidade ou o espectro arromântico.

Referências: