Gay

O termo gay, muitas vezes utilizado para tratar da comunidade Lgbtq+ como um todo, envolve, na verdade, um grupo mais seleto de pessoas. Sua definição se dá por homem ou pessoa de gênero não-feminino (não-bináries de alinhamento masculino, neutro ou nulo) que se atrai apenas por homens e pessoas de gênero não-feminino.

Sendo provavelmente a parte mais conhecida da comunidade — especialmente ao se tratar da cisgeneridade allo “padrão” —, acaba por ser a cara da sigla lgbtq+, o que por muitas vezes invisibiliza as demais partes. 

Ter tal destaque, no entanto, não significa não sofrer com discriminação, visto que por muito tempo a homossexualidade, independente de masculina ou feminina, foi negada e perseguida, algo que permanece nos dias de hoje, seja de forma explícita, com agressões e ataques diretos; ou velada, ocorrendo principalmente com base na heteronormatividade vista na sociedade atual.

A homossexualidade masculina pode ser definida com base em quaisquer tipos de atração, variando de pessoa para pessoa. As mais comuns são a romântica e a sexual, que devem permanecer unidas, ou seja, não há como uma pessoa se identificar como gay na atração romântica e bissexual ao mesmo tempo, por bissexualidade incluir atração por mulheres e pessoas de gênero ou alinhamento feminino — vale pontuar que há uma diferença entre gay, que traz uma harmonia entre as atrações anteriormente mencionadas, e homossexual ou homorromântico, que trata de cada atração separadamente. Sendo assim, uma pessoa gay é homossexual/romântico, mas uma pessoa homo não é necessariamente gay; resultando na possibilidade de existirem pessoas homorromânticas bissexuais ou outras variações.

A bandeira arco-íris foi a primeira bandeira gay a ser “oficializada”. Ela foi criada em 1979 pelo ativista gay Gilbert Baker e, apesar de sua versão original possuir 8 faixas, a atual consiste de apenas 6.

A bandeira consiste de 7 faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.
Bandeira Gay Atual

Na primeira versão, as faixas significavam:

  • Rosa: Sexualidade
  • Vermelho: Vida
  • Laranja: Saúde
  • Amarelo: Sol/Luz
  • Verde: Natureza
  • Ciano: Arte
  • Roxo/azul escuro: Serenidade/Harmonia
  • Violeta: Espírito

Na versão popular atual, não existe certeza acerca dos significados das cores, havendo grande probabilidade de serem bem parecidos.

A bandeira arco-íris, além de bandeira gay, pode ser considerada uma bandeira lgbtq+ de modo geral. Por isso, existem algumas alternativas.

Bandeira Vincian/Toothpaste: 

A bandeira consiste de 7 faixas horizontais, sendo, respectivamente, nas cores verde escuro, verde-água, verde claro, branco, azul claro, lilás e roxo.
Bandeira Vincian/Toothpaste

Criada em 2019, a bandeira Vincian veio como tentativa de substituir uma outra alternativa, que foi deixada de lado após rumores de transfobia do criador. Ela tem se popularizado desde então, e seus significados são:

  • Verde escuro: Comunidade
  • Verde-água: Cura
  • Verde claro: Alegria
  • Branco: Pessoas trans, não binárias e não conformistas de gênero
  • Azul claro: Amor puro
  • Lilás: Força
  • Roxo: Diversidade

Bandeira Cinthean:

A bandeira consiste de 6faixas horizontais, sendo, de cima para baixo, azul escuro, roxo, rosa escuro, rosa claro, magenta e branco.
Bandeira Cinthean

Tanto a bandeira quanto o termo Cinthean foram criados porque a palavra gay tem se popularizado como um termo geral para a comunidade e/ou uma característica, o que acabou por incomodar a comunidade, que se viu na necessidade de criar um termo para evitar que a confundam.

O termo e a bandeira foram criados em 2020 e, apesar da existência de ambos, que podem ser utilizados por homens e não-bináries que se identifiquem enquanto gays, é importante a luta pelo fim do uso do termo gay como algo geral.

Outros símbolos:

A comunidade gay também possui alguns outros símbolos.

  • Duplo marte:
O duplo marte consiste de dois símbolos de marte entrelaçados. Ele é um círculo com uma seta apontada para a diagonal superior direita. Nesta imagem, ele é roxo e feito de forma a parecer uma pintura.

Sendo composto por dois símbolos de marte, o duplo marte é utilizado há tempo indeterminado para apontar o amor entre dois homens ou figuras masculinas. Sendo não necessariamente um símbolo gay, mas sim aquiliano, o duplo marte trata da homossexualidade masculina como um todo.


Referências:

Compartilhe: