Nome Social

O nome social é o nome pelo qual algumas pessoas, normalmente trans, preferem ser chamadas no dia a dia. Isto é, não o nome que lhe foi dado por registro ao nascimento, mas um nome posteriormente escolhido.

• Pessoas cis (não-trans) podem utilizar o nome social?

Sim. O nome social é questão de identidade e conforto. Apesar de ser amplamente mais utilizado pela comunidade trans, existem pessoas cis que não gostam e não se identificam com seu nome de registro e, por isso, usam o social

• Por que é importante respeitar o nome social de alguém?

Respeitar alguém, em qualquer âmbito, é algo obrigatório e básico. Por isso, se uma pessoa se sente mais confortável com algum nome que não é o de registro, é importante apoiar e utilizar o nome escolhido pela pessoa.

• Se eu estiver em uma discussão, posso desrespeitar o nome de alguém?

Claro que não, e isso não deveria ser uma questão. Como já mencionado, respeito não é algo opcional. Independente de você estar com raiva ou algo do tipo, é importante sempre respeitar as pessoas.

• Como me acostumar com o nome social de alguém?

É importante entender que, apesar de isso ser questão de costume e poder levar um tempo, utilizar o nome de registro continua a ser errado. Você pode trocar o contato da pessoa (ainda que use algum contato que possua algum apelido, adicione o nome ao lado), por exemplo, que ajuda bastante.

• O que eu devo fazer caso eu chame a pessoa da maneira errada?

Quando isso acontecer, você deve, sem falta, pedir desculpas E se corrigir. Os dois. Além disso, é importante se policiar para não repetir.

• O que fazer quando eu ver alguém desrespeitando o nome social de outra pessoa?

Muitas vezes, após sermos tão desrespeitades, não temos coragem de corrigir alguém que erra o nosso nome social. Seja por vergonha, medo ou qualquer outro motivo, muitas pessoas não corrigem. É importante que você, pessoa cis, ajude nesses casos, corrigindo a pessoa e mostrando a importância de respeitar o nome social de alguém.

No entanto, não corrija terceiros que usam o nome de registro de alguma pessoa trans se a pessoa em questão não é 100% assumida, pois isso pode acarretar problemas para a mesma.

• E quando a pessoa me corrige de maneira grosseira, devo mesmo assim respeitar?

Mais uma vez: respeito não é opção. É preciso entender que somos frequentemente desrespeitades e isso nos cansa muito, então por muitas vezes acabamos por corrigir de modo rígido.

• Posso utilizar o nome de registro quando a pessoa não estiver presente?

Não. Desrespeitar alguém pelas costas ainda é desrespeitar alguém.

• Se eu sei o nome de registro (conhecido também como nome morto) de uma pessoa que usa nome social, eu posso contar para alguém?

Não, porque ainda que este nome esteja nos documentos da pessoa, ele não mais a pertence. O nome de verdade dessa pessoa é o seu nome social, ponto.

Quando uma pessoa utiliza o nome social, com certeza é por ela se sentir mais confortável com ele. É importante o apoio de amigues e familiares nesta questão, pois somos muitas vezes desrespeitades. Se você conhece alguém que utiliza nome social, demonstre apoio e suporte, e mostre que você ê respeita.

Compartilhe: