Transmasc, abreviação de transmasculine, é um termo utilizado para pessoas trans AFAB — designadas como mulher ao nascerem — que se identificam com o gênero masculino.
O termo pode ser utilizado como uma identidade de gênero própria, assim, uma pessoa pode se reconhecer apenas enquanto transmasculina, mas também pode incluir homens transgênero, demiboys, pessoas multigênero com maior identificação com o gênero masculino, pessoas gênero-fluido que se identificam com identificação masculina mais presente e pessoas não-binárias que se identificam com o espectro masculino de gênero; servindo, então, como termo guarda-chuva para estas identidades.
A identidade transmasc também compreende uma experiência de gênero relacionada à ideia de se identificar com um espectro de gênero diferente do atribuído ao nascimento, isto é, uma pessoa AMAB não pode ser transmasculina, assim como uma pessoa AFAB não pode ser transfeminina.
Em 2016, uma sugestão de bandeira transmasculina foi desenhada por Jane, do blog“Pride Flags For Us” no Tumblr. Não há significados específicos para as cores da bandeira, mas o objetivo seria criar uma bandeira sem faixas da cor rosa, como as anteriores.