Alinhamento Galactiano

Para entender o alinhamento galactiano, é preciso primeiro abordar sobre alinhamento de gênero. Você pode ler sobre aqui.

O sistema de alinhamento galactiano foi criado em 2016 por váries usuáries do Discord, voltado para pessoas não binárias no intuito de explicar melhor seu alinhamento de gênero. Sejam alinhades ao fem, masc, xênico e fluído, sem correr o risco de binarizá-las com termos como masculino, feminino e etc.

Aqui mostra de forma resumida como funciona separado entre conexão com masculino, feminino, não-binárie, demi e rejeição de alinhamento. Esse foi o primeiro gráfico e apesar de trazer bastante avanço nessa questão, ainda faltava conexões com alinhamento fluido, parcial e xeno.

A imagem mostra um diagrama de venn que contém três círculos interseccionados, sendo um azul, um amarelo e um rosa. No Amarelo está escrito "Alinhamento masc: solariane". Dentro dele há um círculo verde e está escrito "Dawniane". No azul está escrito "Alinhamento fem: Lunariane". Dentro dele, um círculo verde escrito "Duskiane". No rosa, "alinhamento neutro: Estelariane". Dentro, num círculo verde, "Celestiane". No encontro do azul com o amarelo, está escrito Eclipsiane. No encontro do amarelo com o rosa está escrito Novariane. No encontro do rosa com o azul, está escrito Nebulariane. No centro, onde os três se encontram, há Galaxiane. Fora dos três círculos, à esquerda, há um círculo verde escrito "Demi-". Ainda fora, à direita, há um círculo cinza escrito "Rejeita alinhamentos: singulariane".

Não muito depois, em 2018, uma página mogai do Tumblr chamada @System-Lgbt criou novos termos, visando incluir alinhamentos como demigênero e fluído. Então, surgiu o crepusculiane, equinoxiane, solstiane, consteliane e auroriane, tornando-se a versão atual:

A imagem mostra um diagrama de venn que contém quatro formas ovais interseccionadas. 
Na primeira, rosa, está escrito "Lunariane". Na segunda, verde, "Estelariane". Na terceira, laranja, Solariane. Na quarta, cinza, há uma interrogação. Em seguida, as intersecções:
Verde + rosa: Nebulariane
Verde + Laranja: Novariane
Verde + cinza: Celestiane
Rosa + Laranja: Eclipsiane
Rosa + cinza: Duskiane
Laranja + cinza: Dawniane
Verde + Rosa + Laranja: Galaxiane
Verde + laranja + cinza: Solstiane
Verde + rosa + cinza: Equinoxiane
Rosa + laranja + cinza: Crepusculiane
Todas as cores: Consteliane

No lado de fora, há um círculo escrito Singulariane e outro escrito Auroriane

Abaixo colocaremos as definições de cada um com suas bandeiras.

Solariane: alinhamento masculino

A bandeira solariane

Ela possui cinco faixas: laranja claro, laranja escuro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol.

Lunariane: alinhamento feminino

A bandeira lunariane

Ela possui cinco faixas: lilás, roxo escuro, amarelo claro preto e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante.

Eclipsiane: alinhamento feminino e masculino, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira eclipsiane

Ela possui cinco faixas: rosa, rosa escuro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol com uma lua minguante dentro dele.

Auroriane: alinhamento fluído

A bandeira auroriane

Ela possui cinco faixas: verde claro, verde esmeralda, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma aurora boreal.

Estelariane: alinhamento neutro ou sem alinhamento

A bandeira estelariane

Ela possui cinco faixas: verde claro, verde escuro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma estrela grande com outras três estrelas menores em volta.

Singulariane: rejeição de qualquer alinhamento. 

A bandeira singulariane

Ela possui cinco faixas: preto, roxo escuro, rosa escuro, laranja e amarelo escuro. No centro há um círculo negro.

Galaxiane: alinhamento feminino, masculino e neutro ou sem alinhamento, podendo ser todos ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira galaxiane

Ela possui cinco faixas: rosa pálido, marrom rosado, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol, com uma lua minguante e quatro estrelas.

Dawniane: alinhamento parcialmente masculino

A bandeira dawniane

Ela possui cinco faixas: lilás claro, rosa claro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol se pondo.

Duskiane: alinhamento parcialmente feminino

A bandeira duskiane

Ela possui cinco faixas: roxo claro, roxo escuro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante pela metade.

Crepusculiane: alinhamento parcialmente feminino e masculino, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles.

A bandeira crepusculiane

Ela possui cinco faixas: rosa bebê, roxo, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol se pondo, com uma lua minguante dentro dele.

Celestiane: alinhamento parcialmente neutro ou sem alinhamento

A bandeira celestiane

Ela possui cinco faixas: azul bebê, índigo, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma estrela pela metade.

Nebulariane: alinhamento feminino e neutro ou sem alinhamento, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles.

A bandeira nebulariane

Ela possui cinco faixas: azul claro, índigo, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante com quatro estrelas.

Equinoxiane: alinhamento parcialmente fem e neutro ou sem alinhamento, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles.

A bandeira equinoxiane

Ela possui cinco faixas amarelo, amarelo escuro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante pela metade com quatro estrelas.

Novariane: alinhamento masc e neutro ou sem alinhamento, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira novariane

Ela possui cinco faixas: amarelo bebê, verde claro, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol com quatro estrelas dentro dele.

Solstiane: alinhamento parcialmente masc e neutro ou sem alinhamento, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira solstiane

Ela possui cinco faixas: azul bebê, azul, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol se pondo com quatro estrelas dentro dele.

Consteliane: alinhamento parcialmente fem, masc, neutro ou sem alinhamento, podendo ser os todos ao mesmo tempo ou fluir entre eles.

A bandeira consteliane

Ela possui cinco faixas: bege claro, bege, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol se pondo, com uma lua minguante dentro e quatro estrelas.

Um ano depois, o blog Uncommon Genders decidiu expandir ainda mais o sistema galactiano e incluir xenos. Doze no total foram criados, porém sem o alinhamento xênico puro, masculino ou feminino. Entretanto não demorou muito e ume usuárie do reddit, gwhy334, criou esses novos termos. Logo mais outro sistema surgiu. 

A imagem mostra um diagrama de venn que contém quatro formas ovais interseccionadas. 
Na primeira, rosa, está escrito "Cometiane". Na segunda, verde, "Phoenixiane". Na terceira, laranja, Pistoliane. Na quarta, roxa, Atmosiane. Em seguida, as intersecções:
Verde + rosa: Penumbriane
Verde + Laranja: Anuliane
Verde + roxa: Hafiane
Rosa + Laranja; Metoriane
Rosa + roxo: Waniane
Laranja + roxo: Waxiane
Verde + Rosa + Laranja: Sideralieane
Verde + laranja + roxo: Daenixiane
Verde + rosa + roxo: Duenixiane
Rosa + laranja + roxo: Umbriane
Todas as cores: Synodiane

No lado de fora, há um círculo escrito Universiane. Fora de qualquer círculo, está Espaciliane

Os alinhamentos xenos são:

Espaciliane: alinhamento xênico

A bandeira espaciliane. Ela possui cinco faixas: lilás, roxo, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um planeta com um anel.

Pistoliane: alinhamento xênico e masculino

A bandeira pistoliane. Ela possui cinco faixas: roxo, laranja, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um sol com um anel.

Cometiane: alinhamento xênico e feminino

A bandeira cometiane. Ela possui cinco faixas: roxo, azul marinho, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um planeta com um anel e uma lua minguante dentro dele.

Meteoriane: alinhamento xênico masculino e feminino, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira meteoriane. Ela possui sete faixas na diagonal: rosa claro, rosa escuro (uma faixa bem fina), vinho, azul esverdeado, preto, rosa escuro (com formato bem fino) e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante e um sol espiral com um anel em volta dele.

Phoenixiane: alinhamento xênico e neutro ou sem alinhamento

A bandeira phoenixiane: Ela possui sete faixas na diagonal: verde piscina, esmeralda (uma faixa bem fina), indigo, azul esverdeado, preto, esmeralda (uma faixa bem fina) e cinza. No centro há um desenho de uma espiral com um anel em volta e três estrelas.

Sideraliane: alinhamento xênico, feminino, masculino, neutro ou sem alinhamento, podendo ser todes ao mesmo ou fluir entre eles.

A bandeira sideraliane. Ela possui sete faixas na diagonal: rosa pastel, marrom (uma faixa bem fina), marrom escuro, azul esverdeado, preto, marrom (uma faixa bem fina) e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante, um sol espiral com um anel em volta e três estrelas.

Universiane: alinhamento xênico, feminino, masculino, neutro ou sem alinhamento, ou rejeitar alinhamentos (singulariane)

A bandeira universiane. Ela possui cinco faixas: roxo, verde, preto, branco e rosa. No centro há um desenho de uma galáxia espiral.

Waxiane: alinhamento xênico parcialmente masculino

A bandeira waxiane. Ela possui cinco faixas: rosa, laranja, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho pela metade de um planeta com um anel.

Waniane: alinhamento xênico parcialmente feminino

A bandeira waniane. Ela possui cinco faixas: rosa, azul marinho, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho pela metade de um planeta com um anel e uma lua minguante dentro dele.

Umbriane: alinhamento xênico parcialmente masculino e feminino, podendo ser os dois ao mesmo ou fluir entre eles

A bandeira umbriane. Ela possui cinco faixas: rosa claro, rosa escuro, azul celeste, preto e cinza. No centro há um desenho pela metade de uma lua minguante e um sol espiral com um anel em volta dele.

Hafiane: alinhamento xênico parcialmente neutro ou sem alinhamento

A bandeira hafiane. Ela possui cinco faixas: cinza claro, amarelo claro, verde piscina, esmeralda e azul marinho. No centro há um desenho espiral com um anel em volta e duas estrelas.

Penumbriane: alinhamento xênico neutro ou sem alinhamento e feminino, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira penumbriane. Ela possui sete faixas na diagonal: lilás claro, azul eclesiástico (uma faixa bem fina), índigo, azul esverdeado, preto, azul eclesiástico (uma faixa bem fina) e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante, uma espiral com um anel em volta e três estrelas.

Duenixiane: alinhamento xênico parcialmente neutro ou sem alinhamento e fem, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira duexiniane. Ela possui sete faixas: azul celeste, azul bebê, azul piscina, lilás claro, cinza, roxo, vinho. No centro há um desenho de um lua minguante pela metade, um planeta preto com anel em volta e quatro estrelas.

Anuliane: alinhamento xênico neutro ou sem alinhamento e masc, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira anuliane. Ela possui sete faixas na diagonal: verde paraíso, verde claro (uma faixa bem fina), marrom escuro, azul esverdeado, preto, verde claro (uma faixa bem fina) e cinza. No centro há um desenho de um sol espiral com anel em volta e três estrelas.

Daenixiane: alinhamento xênico parcialmente neutro ou sem alinhamento e masc, podendo ser os dois ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira daenixiane. Ela possui sete faixas: verde escuro, verde claro, azul claro, branco, amarelo claro, laranja e roxo. No centro há um desenho de um sol pela metade, uma espiral com anel em volta e três estrelas.

Synodiane: alinhamento xênico parcialmente fem, masc, neutro ou sem alinhamento, podendo ser os todos ao mesmo tempo ou fluir entre eles

A bandeira synodiane. Ela possui cinco faixas: rosa claro, marrom claro, azul esverdeado, preto e cinza. No centro há um desenho de uma lua minguante pela metade, um sol espiral com anel em volta e uma estrela

Atmosiane: alinhamento parcialmente xênico

A bandeira atmosiane. Ela possui cinco faixas: roxo claro, azul, amarelo claro, preto e cinza. No centro há um desenho de um planeta pela metade com um anel.

Vale lembrar que o alinhamento galactiano está sempre em constante construção, podendo vir a adicionar mais alinhamentos. E apesar de ainda ser bem desconhecido, é um dos mais inclusivos que temos para auxiliar pessoas não binárias a descobrir mais sobre si mesmes.


Referências:

Compartilhe: