Quem pode comemorar o Mês do Orgulho?

Ainda hoje, por diversos motivos, muitas pessoas não se sentem acolhidas durante a celebração do mês do orgulho. Por isso, é importante falar sobre: quem pode comemorar o mês do orgulho?

Pessoas não assumidas

Atualmente, existe muito preconceito dentro e fora da comunidade LGBTQ+. Está tudo bem não se sentir segure para se assumir ainda, e isso não significa que você não pode sentir orgulho de ser e existir! 

Pessoas se questionando

Se descobrir é um processo que leva tempo e pode passar por vários rótulos. Não há problema em ainda não saber onde você se encaixa dentro da sigla LGBTQ+. O mês do orgulho também é pra você, mesmo que você ainda esteja se questionando. 

Pessoas não rotuladas

Nem todo mundo precisa de um rótulo. Você pode ser LGBTQ+ sem ser L, G, B, T, Q etc. O importante é que você entenda que a sua existência não é inferior por você não ter um rótulo, e sinta orgulho disso!

Pessoas hétero

Pessoas hétero também fazem parte da comunidade! Se você é trans, assexual, arromântique e/ou intersexo, mas é hétero, isso não te exclui da sigla. Comemore quem você é!

Crianças LGBTQ+ (e seus responsáveis)

Crianças LGBTQ+ existem, e sua existência deve ser protegida e valorizada por todes. Que o mês de junho seja motivo de orgulho para elas e também para as pessoas que as acompanham e amam!

Pessoas fora dos estereótipos

A comunidade LGBTQ+ reúne todos os tipos de vivências e existências. Não se encaixar dentro do estereótipo da sua identidade não te faz menos pertencente a ela. Exista do seu jeito!

O mês do orgulho é de todes! Comemore!


Referências


Ficha técnica

Escrita: Viktor Bernardo Pinheiro
Revisão: Nico Baladore