Introdução ao cinema queer

Falar de cinema queer é, antes de tudo, compreender o significado do termo queer (ou cuír/cuir, na forma “aportuguesada”). Originalmente utilizado de forma pejorativa contra pessoas LGBTQIAPN+, o termo foi ressignificado pela comunidade, ganhando um sentido político que vai além de identidade de gênero ou sexualidade. Hoje, queer está associado a tudo que rejeita a heteronormatividade e questiona as barreiras entre o que é socialmente aceito e o que é marginalizado. Assim, quando se fala de cinema queer, refere-se a narrativas cinematográficas que não apenas retratam personagens LGBTQIAPN+, mas abordam as questões sociais que envolvem essas identidades.

Ler mais

Como identificar capacitismo velado e apoiar PCD no dia a dia

O capacitismo pode ser definido como uma forma de opressão contra as pessoas com deficiência (PCD). Essa opressão se baseia na capacidade dos corpos inseridos dentro do que é considerado a “normalidade” (pessoas sem deficiência). A partir disso, julga as pessoas com deficiência como incapazes de atingir esse patamar porque os seus atributos físicos e/ou mentais não alcançam o padrão aceito. Essa pressão da normatividade sobre corpos considerados desviantes prejudica a vivência de PCD na sociedade e o seu acesso aos seus direitos.

Ler mais

A solidão feminina nos presídios

A disparidade de tratamento dentro dos ambientes prisionais do Brasil, para muitos, pode não ser evidente. Mas, ao se analisar com um pouco mais de atenção, é possível enxergar como homens e mulheres vivenciam essa realidade de formas completamente distintas. Enquanto a fila de visitantes em penitenciárias masculinas é gigantesca, a quantidade, quase tímida, de visitantes em penitenciárias femininas ilustra como essa solidão é real.  

Mas você já se perguntou por que ela acontece?

Ler mais

O que é cultura ballroom

Na década de 1960, a revolta de duas drag queens resultou na criação da cultura ballroom — uma cultura LGBTQ+, periférica, negra e latina, comprometida tanto com a expressão artística de seus membros quanto com a proteção dessas comunidades marginalizadas.

Ler mais