A Menina Submersa é um livro de ficção escrito por Caitlín R. Kiernan, do selo DarkLove da Darkside Books. No livro, a autora nos conta a história de Imp, uma moça esquizofrênica que resolve contar sua própria experiência com os contos de fadas e como eles são reais.
Antes de começar, gostaria de avisá-le, queride leitore, que este livro possui muitas referências e situações envolvendo suicídio e podem ser gatilho para algumas pessoas.
Esta é uma história triste com final amargo. India Morgan Phelps, ou Imp, nossa protagonista e narradora, nos conta suas memórias da mesma forma que viveu sua vida: um pouco desordenada e confusa, especialmente para quem olha de fora.
O sentimento principal de “A Menina Submersa: Memórias” é, ironicamente, a angústia de não poder confiar na própria memória. Imp nos leva numa jornada emocional e inusitada em uma narração não-linear, seguindo o funcionamento da mente da protagonista, mas também densa e com muitas metáforas.
Nem todo mundo vai gostar deste livro, seja pelo número de detalhes ou pela forma caótica que Imp datilografa suas memórias, que pode afastar o leitor, mas vale a pena tentar se colocar no lugar da nossa protagonista, assim como Abalyn se colocou.
Além de explorar a existência psicodivergente — não apenas com Imp, mas com outras pessoas de sua família —, a autora, que é uma mulher trans lésbica, também aborda sexualidade e questões de gênero de uma boa maneira, com exceção de alguns trechos que podem soar um pouco transmedicalista.
A Menina Submersa não é um livro fácil, pelo contrário, mas quem embarcar na história de India Morgan Phelps não irá se arrepender.
Sobre a autora:
Caitlín R. Kiernan (1964) é autora de livros de ficção científica e fantasia dark, e paleontóloga. A Menina Submersa: Memórias conquistou os Prêmios Bram Stoker e James Tiptree, Jr.
Tem interesse em ler e gostaria de nos apoiar? Adquira o livro através do nosso link de parceria da Amazon!