Demigênero

Demigêneros estão dentro da não-binariedade e são gêneros parciais. Isso significa que a pessoa demigênero não se identifica completamente com um gênero, mas em parte ele está lá. 

O que denomina um gênero como demi, ainda que a pessoa se identifique com outros gêneros, é a maior conexão e/ou intensidade que a pessoa tem com este. 

A intensidade dele varia de pessoa para pessoa, pois cada ume tem sua experiência pessoal com seu próprio gênero — tal qual um homem cis tem uma visão sobre o seu gênero que difere da visão de outro homem cis. 

Sendo este gênero parcial, há um fragmento dele “vago”, que pode ser lido como o “restante” do gênero. 

Este “complemento” desse gênero pode ser algo inexistente, sendo considerado agênero ou não. Também pode fluir entre mais de um gênero ou ter um gênero fixo. E, mais uma vez, isto é algo pessoal. 

O gênero demi é também um termo guarda-chuva para diversas identidades: 

• Demiboy (demiguy; demimenino; demigaroto; demihomem) 

A bandeira possui 7 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas azuis, cinzas, e as extremas são de um cinza mais escuro.

Identidade parcialmente masculina; conexão com identidades masculinas de gênero. 

• Demigirl (demimenina; demigarota; demimulher) 

A bandeira possui 7 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas rosas, cinzas, e as extremas são de um cinza mais escuro.

Identidade parcialmente feminina; pessoas que se sentem fortemente ligadas ao rótulo mulher (ainda que não-binário) 

• Deminonbinary (demienby; demimenine; demigarote; demipessoa) 

A bandeira possui 7 faixas horizontais. A faixa central é branca, sendo seguida por faixas amarelas, cinzas, e as extremas são de um cinza mais escuro.

Identidade parcialmente não-binária ou “neutra” (usualmente quando a pessoa não sente nenhuma conexão com o masculino ou com o feminino).  

Também pode ser utilizada quando a pessoa sabe que é demi, porém não vê a necessidade de rotular o gênero com o qual sente conexão. 

• Demifluid (demifluído) 

A bandeira possui 7 faixas horizontais. As faixas externas são cinza escuro, seguidas por faixas cinza claro. Em seguida, duas faixas que apresenta um degradê em arco-íris, indo do vermelho ao azul e passando pelo laranja, amarelo e verde. A última faixa, central, é branca.

Identidade demi onde parte do gênero flui e parte se mantém estática. A conexão pode ser maior com o gênero que flui ou com o inerte, variando por pessoa. 

• Demiflux

A bandeira possui 7 faixas horizontais. Os extremos são cinza escuro, seguidos por cinza claro. As três faixas centrais são rosa, amarelo e azul, de cima para baixo.

Semelhante à demifluid, a diferença é que o gênero não flui, porém varia de intensidade.

Ainda existem outras identidades demis, como demiagender (demiagênero) e demineutrois, e todas seguem este mesmo padrão. 

Independente da especificidade, todas as identidades inseridas no demigênero são mais do que válidas, havendo vários tipos de vivências e experiências.

Compartilhe: